Campanha fomenta a conscientização sobre a dengue, alertando sobre métodos de prevenção. Ação é destinada a médicos, gestores de saúde e público em geral
O Brasil vive há anos sob a sombra da dengue e é imprescindível educar a população sobre o impacto da doença. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o país ultrapassou a marca de 1,5 milhão de casos de dengue em quase oito meses, superando o total do ano passado, e mais de 900 mortes. Nesse contexto, surgiu a necessidade de uma campanha para despertar a atenção da sociedade, renovando a discussão sobre o tema e resgatando a urgência da prevenção.
Essas são as missões da campanha “Sem Sombra de Dengue” lançada pela biofarmacêutica Takeda e desenvolvida pela Tugarê HCC – agência especializada em comunicação para a área da saúde. A ação envolve conscientização sobre os perigos da dengue e a necessidade de ações integradas para combater a doença.
A campanha leva informação e reforça que é possível afastar a “sombra da dengue” da vida de todos, além de destacar a importância da população no combate e prevenção da doença. Desta forma, envolve diversos públicos para mostrar que a dengue é um problema democrático e próximo de toda a sociedade, reforçando a necessidade de voltar a dar atenção a esta ameaça.
A campanha já está sendo veiculada em mídias digitais, out of home e inserções em TV, tendo como público-alvo a população em geral, gestores de saúde e a classe médica. Além disso, contará com algumas ações especiais, como a exposição de arte “Sem Sombra de Dengue”, que acontece gratuitamente em São Paulo (SP) até 15 de outubro, na Japan House.
“Estamos muito felizes com o lançamento dessa campanha que reforça a missão da Takeda de proporcionar uma saúde melhor para a população em geral. As ações foram desenvolvidas para promover um movimento na sociedade de conscientização da importância de prevenir a dengue e para alertar a população sobre os riscos da doença. Esperamos que toda a população se mobilize e faça parte dessa campanha junto com a Takeda”, afirma a Dra. Vivian Lee, diretora de Medical Affairs da Takeda Brasil.
Nova demanda
A parceria de longa data entre a Tugarê e o laboratório Takeda tem foco em comunicação especializada para os profissionais da área da saúde e público em geral, com ações em diversos canais. Nesse projeto, a agência teve como grande desafio estabelecer comunicação para o público geral, com tom informativo e foco na prevenção e combate à dengue.
“Trabalhar projetos com maior complexidade é uma evolução natural da boa parceria que mantemos com a Takeda. Diferentemente de outros segmentos, a comunicação na área da saúde abrange educação e mobilização, colocando o engajamento em um patamar mais elevado. Nesse sentido, entender o cenário e conhecer o comportamento humano são fatores essenciais para atender as necessidades do cliente. Trata-se de uma conscientização em âmbito nacional sobre a prevenção e combate à doença. Essa campanha pode ser a ignição de um movimento que pode transformar um cenário bastante adverso em relação à dengue. Isso vai ao encontro do propósito “life changing”, que norteia toda a atuação da Tugarê e fundamenta o verdadeiro papel que a comunicação deve ter”, enfatiza Mark de Szentmiklósy, CEO da Tugarê.