Ícone do site Marcas Mais

Todas Group cria a primeira calculadora de lucro com base em equidade de gênero

Em parceria com a Mediabrands, solução mostra como empresas estão deixando de lucrar por falta de diversidade em seu quadro de liderança

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), empresas que monitoram o impacto da diversidade de gênero na liderança reportam crescimento de 5% a 20% nos lucros. Por outro lado, no Brasil, apenas 15% das empresas implementaram totalmente ações e políticas relacionadas ao tema. 

Pensando em auxiliar corporações a solucionarem questões de gênero, a Todas Group, empresa de educação corporativa que acelera carreiras femininas e aumenta o número de mulheres em cargos de liderança na América Latina, com o apoio da Mediabrands, por meio da MullenLowe – sua unidade de negócio especializada – criou a ‘Equilucro’. O projeto apresenta uma calculadora digital que estima o potencial lucro ‘desperdiçado’ por uma empresa que não tem equidade em seu quadro de liderança, além de lambe-lambes pelas ruas de São Paulo, vídeo e posts nas redes sociais, a campanha esteve também presente em podcasts sobre negócios e finanças. 

A calculadora funciona da seguinte forma: basta incluir alguns dados de qualquer empresa, como: setor de atuação, percentual de líderes homens e mulheres, e faturamento anual. A partir disso, é feito um cálculo que mostra – em reais – o quanto a companhia poderia estar lucrando se houvesse equidade de gênero em seu quadro de liderança. “É incrível poder mensurar com a calculadora, o que vemos diariamente no nosso trabalho para impulsionar carreiras femininas, o imenso valor que mulheres geram para negócios”, explica Dhafiny Mendes, C0-fundadora da Todas Group.

“Sabemos que lucro é a língua dos negócios e que mobilizar a mudança no assunto equidade de gênero demanda falar de dinheiro. Tangibilizar o lucro que fica para trás quando as empresas deixam de contratar ou promover mulheres, funciona como uma ferramenta objetiva de conscientização nas empresas”, ressalta Ana Luiza Santos – Strategy Lead Mediabrands e co-MD MullenLowe.

O principal objetivo da solução é reforçar que a equidade é benéfica para os negócios. Isso significa um crescimento coletivo e eficaz, não só para as mulheres beneficiadas e as empresas que se comprometem com a causa, mas também para todo o mercado de trabalho. “Queremos mostrar que a equidade de gênero dentro das empresas, principalmente nos cargos de liderança, é, acima de tudo, um bom negócio. Mulheres na liderança colaboram, entre muitos outros aspectos, para que as corporações tenham um lucro maior, pois amplia as perspectivas e, consequentemente, as estratégias de negócio”, explica Priscylla Barros, Diretora de Arte da MullenLowe – Mediabrands.

A Equilucro ficou disponível no site https://www.equilucro.todasgroup.com.br a partir do dia 08 de março, data em que se comemora o dia mundial da mulher. Qualquer pessoa pode acessar a solução, fazer a pesquisa de qualquer empresa e compartilhar o resultado em suas redes com as respectivas reflexões. 

Sair da versão mobile