Projeto editorial “Um Só Planeta” reúne, pela primeira vez, 19 marcas do portfólio das empresas Editora Globo, Globo Condé Nast e CBN
A Editora Globo, a Globo Condé Nast e a CBN se unem para lançar o projeto Um Só Planeta, o maior movimento editorial brasileiro para promover práticas sustentáveis e enfrentar a crise climática. A partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, os veículos O Globo, Extra, Valor Econômico, Época, Época Negócios, Galileu, Marie Claire, Quem, Crescer, Casa e Jardim, Globo Rural, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, AutoEsporte, TechTudo, Vogue, Casa Vogue, GQ, Glamour e CBN trarão o melhor do jornalismo sobre o tema mais importante deste século. Uma questão tão séria, que impacta diretamente nossas vidas, precisa da mobilização de todos.
Em um esforço multiplataforma, as 19 marcas irão publicar conteúdo sobre sustentabilidade em jornais, revistas, sites, infográficos, redes sociais, podcasts e newsletters. Para reunir toda a produção do projeto, será lançado o site Um Só Planeta e já é possível acompanhar a produção do projeto pelas redes sociais. Cada publicação abordará o tema sob sua perspectiva, garantindo uma visão ampla e completa de um assunto tão complexo quanto urgente. O novo projeto também terá uma redação própria que irá produzir conteúdos exclusivos sobre o assunto, sob direção de Sandra Boccia, diretora editorial da Editora Globo.
O movimento editorial dará a oportunidade aos leitores de monitorar emergências climáticas, entender as técnicas de empresas para subsidiar decisões de consumo e identificar boas práticas globais que inspiram atitudes transformadoras. “Esse projeto será marcado pelo jornalismo construtivo, afinado com o século 21, com curadoria impecável, propostas e soluções e audição qualificada. Será o encontro perfeito entre a reputação das nossas marcas e a força da inteligência coletiva aportada pelas empresas parceiras e pelo público. Vamos dar voz ao planeta”, diz Sandra.
O Um Só Planeta conta com a parceria de Ambipar, Braskem, Engie e Natura, que também irão contribuir com matérias próprias para o projeto. Cada marca terá um canal dentro do portal para dividir iniciativas, visões e práticas sustentáveis.
“Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico. Por isso, participar do projeto Um Só Planeta é importante para a Braskem. Precisamos enriquecer o debate sobre os rumos que temos de tomar no desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Só assim construiremos um mundo melhor”, explica Roberto Simões, CEO da Braskem.
Maurício Bähr, CEO da Engie Brasil, ressalta que “o propósito da Engie é o de agir para acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, por meio de consumo reduzido de energia e soluções ambientalmente mais amigáveis. O propósito reúne a empresa, clientes e seus acionistas e concilia o desempenho econômico com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. Por essa razão não poderíamos ficar de fora de uma iniciativa editorial tão ampla e importante como essa” .
A diretora global de Sustentabilidade da Natura, Denise Hills, destaca que a questão climática precisa estar no centro das decisões de todos os setores e se tornar um vetor para mudanças estruturais, gerando inovação sustentável e de impacto positivo. “O lançamento do maior movimento editorial brasileiro para enfrentar esse problema global é de grande importância. Sabemos que podemos avançar muito em práticas sustentáveis no Brasil, mas, para isso, é fundamental repensar modelos de negócios e conectá-los de maneira mais estratégica à uma agenda verde.”
Para Cristina Andriotti, CEO da AMBIPAR, “a parceria com o projeto Um Só Planeta é uma oportunidade única de expressar a missão da Ambipar, que é preservar o planeta para as próximas gerações por meio da gestão ambiental” .
Além disso, o projeto conta com o apoio da Iniciativa Verde, organização especializada em restauração florestal, e de O Mundo Que Queremos, agência de projetos de comunicação com foco em gerar mudanças. As duas empresas ajudarão a Editora Globo no processo de neutralização de carbono das publicações que participam do movimento, uma das iniciativas que compõem o plano de sustentabilidade da EG, que será divulgado em breve.
Ao final de um ano de projeto, as principais matérias, infográficos e dados de Um Só Planeta serão editados e publicados em um anuário de sustentabilidade, que será veiculado na revista Época Negócios e no jornal Valor Econômico.