Experiência inédita em toda história do festival, trouxe camada tecnológica em mobiliários urbanos. A criação é do EletroLAB, hub de inovação composto por profissionais da Eletromídia e da Context Creative Tech
Tirar uma foto em frente aos lambe-lambes é um dos momentos mais aguardados por quem vai ao Lollapalooza Brasil no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A edição deste ano trouxe um toque de tecnologia à icônica manifestação artística com telas imersivas para o visitante interagir ainda mais com o evento. A experiência, intitulada de Lolla Lambe, foi oferecida pela Vivo, sob a assinatura do EletroLAB, hub de inovação composto por profissionais da Eletromídia e da Context Creative Tech, unidade do Grupo Dreamers focada na criação de projetos em realidade aumentada.
“Com essa ação imersiva, inédita no Brasil, trazemos a tecnologia totalmente inserida no contexto do festival. A ideia é fortalecer a relação com o público do evento com uma experiência memorável, digital, e que traduz a personalidade da marca”, diz Marina Daineze, Diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
Pioneira na história mundial do Lollapalooza, a experiência ocorreu pela primeira vez no Brasil e embarcou tecnologias de computação visual, geoespacialidade e Inteligência Artificial. Toda esta somatória de componentes digitais resultou em uma nova camada na jornada de experiência do público do festival ao unir a realidade do espaço físico com a magia do ambiente virtual. Ao todo, quatro mobiliários urbanos ficaram localizados em pontos estratégicos pelo Autódromo de Interlagos. “Os lambe-lambes fazem parte da memória afetiva e da experiência de nossos fãs. A oportunidade de expandir essa experiência digitalmente através de realidade aumentada nos deixa muito felizes e proporciona ao público do festival mais uma forma de se conectar com esse asset tão amado por todos que passaram por Interlagos”, ressalta Ana Deccache, diretora de Marketing da Rock World.
Com a entrega do projeto da Vivo para o Lolla BR, o EletroLAB cumpre a premissa de desenvolver ações especiais para grandes eventos e datas com boa repercussão econômica. Somente para 2024, a expectativa da parceria entre Eletromídia e Context é trabalhar em criações em mais de 15 ativações publicitárias, voltadas para as marcas extrapolarem a presença física e ampliarem a escala de uso de mídias Out of Home (OOH) a partir de uma série de formatos inovadores que integra mobiliários urbanos. “Este projeto sintetiza nosso propósito de oferecer aos anunciantes e à audiência experiências únicas. Em mais uma parceria com a Vivo, conseguimos unir tecnologia e criatividade para reforçar a presença da marca na jornada do público que estará curtindo o festival”, explica Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.
Giovanni Rivetti, CEO da Context, destaca o pioneirismo da ativação. Recém egresso do SXSW 2024, um dos maiores e mais influentes encontros de economia criativa do mundo, o executivo conta que a realidade aumentada foi um dos pontos altos debatidos no evento. “Aplicar um projeto inédito no Brasil para uma marca gigante como a Vivo em um evento com grande visibilidade como o Lollapalooza Brasil abre caminhos e oportunidades para incluirmos o Brasil na rota da inovação. Jornadas de compras gamificadas, experimentação virtual, eventos expandidos e ativações híbridas que melhoram a experiência de compra e trazem serviço nas interações são alguns dos benefícios. É como se pudéssemos melhorar o mundo físico de um jeito divertido e funcional, habilitando uma série de novos casos de uso. É a junção, na prática, de música, cultura e inovação. Só tem coisa boa”, finaliza Rivetti.