A executiva se reportará ao country manager do WPP, Stefano Zunino, que também acumulará a função de CEO do novo Grupo VML Brasil, potência criativa que, no país, compreenderá 10 marcas diferentes
A VML anuncia a nomeação de Karina Ribeiro como CEO para o Brasil. Na nova função, ela assumirá uma agência entre as mais premiadas do país, que trabalha para 58 marcas diferentes de 27 clientes. Karina se reportará a Stefano Zunino, que, além de ser o country manager da WPP, assumirá a função de CEO do Grupo VML Brasil.
Resultado da fusão entre a VMLY&R e a Wunderman Thompson, a VML nasce como a maior companhia de criatividade global, combinando experiência de marca, experiência do cliente e commerce. A operação terá início no Brasil, assim como no resto do mundo, a partir de 1º de janeiro de 2024. Além da agência-mãe, o Grupo VML Brasil é composto por: Markedata, Corebiz, Mutato, Mirum, VML Commerce, VML Health, iCherry, Pmweb e Enext.
“Ao longo de sua carreira de mais de 20 anos dentro da WPP, Karina provou ter o talento e o conhecimento para liderar este importante momento da agência no país e acelerar a transformação do mercado brasileiro como um todo”, diz Jon Cook, CEO Global da VML. “Estou feliz que a Karina esteja se juntando à família VML e que ela possa contar ainda mais com o apoio de Stefano neste novo desafio.”
Durante quase duas décadas, Karina Ribeiro trabalhou na Ogilvy Brasil, onde passou de estagiária a CMO (Chief Marketing Officer), Líder de Novos Negócios e Head de Advertising para Latam, além de atualmente liderar alguns projetos globais para clientes da WPP. De 2012 a 2016, foi Managing Director da DAVID, uma das mais reconhecidas potências criativas globais. Mãe de dois filhos, Karina é formada em Publicidade pela ESPM e em Gastronomia. “Estou entusiasmada e motivada com a oportunidade de liderar no Brasil a maior agência criativa do mundo, que reúne talentos incríveis e todas as competências para construir marcas e negócios conectados”, afirma a nova CEO da VML.
“A nomeação da Karina reconhece o comprometimento e a competência de um talento interno que cresceu junto com o WPP no país”, comemora Stefano Zunino. “Agora, sua missão será impulsionar todas as entregas da VML, que têm a criatividade como sua espinha dorsal.”
Fernando Taralli, que ocupava o cargo de CEO da VMLY&R Brasil, irá assumir uma posição junto a clientes na WPP Latam. Pedro Reiss, que atuava como CEO da Wunderman Thompson, deixa a empresa para buscar novos desafios. “Taralli e Reiss tiveram uma importante contribuição na construção da história das duas agências que agora se unem. Nós agradecemos a ambos e desejamos sucesso nas suas novas jornadas”, afirma Stefano.
A VML Brasil terá à frente de seu time criativo Sleyman Khodor (que já atuava como CCO da VMLY&R) e nasce com um histórico de conquistas significativas no mercado de criatividade. Nos últimos três anos, a VMLY&R e a Wunderman Thompson conquistaram juntas 34 Leões no Cannes Lions International Festival, incluindo o primeiro Grand Prix brasileiro de Glass (com o case “Eu Sou”, da VMLY&R para Starbucks, em 2021). No Effie Awards Brasil, as duas agências atingiram a incrível marca de levar para casa três Grand Effies nos últimos quatro anos – incluindo o Grand Prix de 2023 para Buscapé criado pela VMLY&R para Vivo.