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Vult conquista dois Leões no Cannes Lions com campanha Respeita Meu Capelo

Marca de beleza foi premiada com Prata e Bronze na categoria de PR e Brand Experience & Activation Lions em projeto idealizado pela agência GUT São Paulo, que narra histórias reais e desafia o status quo ao recriar chapéus de formatura para pessoas negras

Vult, pertencente ao Grupo Boticário, marca sua estreia no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o Oscar global da propaganda, que chegou a sua 71ª edição e celebra empresas com ideias inovadoras e que inspiram a indústria através da excelência criativa, com uma super conquista. A marca brasileira, fundada em 2004, ganha destaque ao levar dois leões para o Grupo.

Com a conquista do leão de prata, na categoria de PR (Brand Voice & Strategic Storytelling) e um leão de bronze na categoria Brand Experience & Activation Lions (Social Behaviour & Cultural Insight), Vult se destacou em uma campanha que fez diferença na sociedade, levando a inclusão e a representatividade brasileira, e que, principalmente, se conecta diretamente com o território da marca, o orgulho, com o projeto Respeita Meu Capelo, idealizada pela agência GUT São Paulo. A iniciativa desafiou o status quo ao recriar chapéus de formatura para pessoas negras. “Estamos extremamente orgulhosos de receber este reconhecimento internacional. Estes dois Leões de Cannes são um marco não apenas para a Vult, mas para todo o Grupo Boticário, e reflete nosso compromisso contínuo com a sociedade. É sobre ter um olhar atento às pessoas, garantir que elas resgatem seu orgulho e possam voar alto. Essa campanha deixa um legado para todas as pessoas que de alguma forma não foram ou não seriam representadas pelos capelos tradicionais, e agora poderão viver o grande momento da formatura com a alegria e orgulho que merecem”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

“O prêmio destaca como é crucial termos espaços criativos mais diversos. São ideias assim, nascidas da experiência pessoal, que resultam em algo verdadeiramente autêntico e profundo”, afirmam Gabriela Barreira e Igor Hermes, criativos da GUT São Paulo. “Um Leão de Prata na categoria de PR evidencia como o uso criativo da disciplina é eficaz na construção de conexões com os diferentes públicos e na amplificação da voz da marca”, finaliza Bárbara Lima, diretora de PR da GUT São Paulo.

A campanha

Em parceria com a Dendezeiro, marca baiana agênero e especialista na pluralidade dos corpos, a campanha lançou quatro novos modelos de capelos, e um deles inclusive foi apresentado durante o desfile da marca no SPFW, e foram projetados para atender a diferentes tipos de cabelo – cacheados, crespos e volumosos, com dreads, tranças, etc, além de um mini-documentário com participação da Professora Dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, e com ex-universitárias recriando suas fotos de formatura como deveriam ter acontecido – com capelos inclusivos, já que o tradicional chapéu de formatura não se adequa à diversidade brasileira.

A parceria de Vult e Dendezeiro produziu 1000 unidades de capelos para as formaturas previstas neste segundo semestre das instituições Zumbi dos Palmares e Universidade Federal do Sul da Bahia. Como parte desse legado, também os designs dos novos capelos foram disponibilizados gratuitamente para todas as universidades que quiserem reproduzir os modelos por meio da landing page do projeto.

O movimento repercutiu tão bem, alcançando grandes resultados e impactando milhares de pessoas, que ainda inspirou o projeto de lei 80/20224, protocolado pela vereadora Marta Rodrigues, que pretende aumentar a inclusão no sistema de ensino de Salvador, a capital com maior população negra fora da África, somando 83,2% de indivíduos que se autodeclaram pretos ou pardos, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Os dois prêmios reafirmam o compromisso da Vult como uma marca inovadora e socialmente consciente, que está na vanguarda das discussões sobre diversidade e inclusão na indústria da beleza. “Esta conquista é um incentivo para continuar desenvolvendo projetos que não apenas promovam produtos de alta qualidade, mas que também façam a diferença na sociedade”, finaliza a executiva.

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