Kennedys, programa de inovação da Wieden+Kennedy São Paulo, estreia novo formato em edição digital em 2021
Após um ano de pausa para replanejamento do seu formato, o programa “Kennedys” volta para o mercado publicitário com a missão de transformar jovens e contribuir para uma nova indústria da comunicação.
Redesenhada por João Vitor Caires, consultor especialista em negócios e projetos de impacto social e inovação, e Beatriz Vivanco, designer estrategista para inovação social e coordenadora de diversidade da Wieden+Kennedy, a 5ª edição do programa de inovação da agência é dividida em ciclos, digital e leva em consideração os desafios enfrentados por conteúdos de mentoria a distância.
De acordo com Vivanco, “de abril a dezembro os Kennedys desenvolverão suas competências e seus conhecimentos para atuar no mercado. E, para isso, terão acesso a um ciclo de formação profissional e dois dedicados à atuação prática. Ou seja, ao final do programa, a ideia é que os jovens selecionados assinem a criação e execução de um projeto real”. Ao longo do processo, a evolução dos Kennedys poderá ser acompanhada por qualquer pessoa por meio do perfil @kennedys_wksp no Instagram.
Para o primeiro ciclo, foram convidados 15 jovens com idades entre 18 e 25 anos, residentes em periferias ou de origem periférica. Instituições parceiras como OCorre Coletivo, Viração, Destrave e os participantes de edições passadas contribuíram para o recrutamento dos jovens Karina Marcelino de Paula, Amanda Alves Lima, Larissa Amorim Gimenes, Lucas Seigo, Thamires Monteiro Rodrigues, Pedro Luiz de Jesus Fidelis, Dayana Vaz Leite, Cassia Cristina Lopes dos Santos, Andy Reis, Juliana Alcantara de Souza, Alan Pereira de Souza, Gabriel Oliveira Gama, Ewerton Silva de Jesus, Vinícius Gomes da Silva e Arrener Pereira Bispo da Silva. Nos próximos três meses, eles terão acesso à formação básica sobre publicidade, contarão com todo o suporte necessário para o ensino on-line e terão a possibilidade de conversar com profissionais atuantes do mercado.
No segundo ciclo, cinco talentos serão selecionados para vivenciar o dia a dia da agência como contratados das áreas de atendimento, mídia, planejamento e criação (redação e direção de arte). Nesse ponto, os Kennedys terão suas habilidades específicas estimuladas de acordo com seus interesses profissionais, além de terem aulas de inglês em grupo e mentorias coletivas e individuais com profissionais da agência.
Por fim, no terceiro ciclo, os jovens somarão às suas experiências diárias o desafio de realizar um projeto real que reflita a qualidade do trabalho da W+K.
Fernanda Antonelli, managing director da agência, explica que “o desafio do programa é enorme, e a nossa responsabilidade é imensa. Por isso, além do cuidado com a formação profissional dos jovens, esta edição também será pautada pelo acolhimento compartilhado com líderes e demais colaboradores da agência, com iniciativas que vão desde atendimento psicológico até treinamento para colaboradores”.
Na avaliação do diretor executivo de criação, Renato Simões, “a nova edição reforça uma missão do projeto: a retenção dos talentos. Acreditamos que, ao estruturar um plano de formação mais sólido e consistente, o aprendizado tende a enriquecer os talentos, criando oportunidades para eles dentro da agência e, consequentemente, no mercado”. Eduardo Lima, também diretor executivo de criação da agência, completa: “estamos ansiosos para colocar este discurso em prática. E aproveitamos para convidar publicitários de outras agências interessados em contribuir com mentorias para cada área. É nosso dever – compartilhado – renovar a indústria”.