Ferramenta gera agilidade nas análises e eficiência operacional com cerca de 10 mil comentários analisados em 40 minutos
A área de dados da WMcCANN acaba de implementar uma nova ferramenta que utiliza a plataforma da Databricks, uma das maiores empresas de dados e inteligência artificial do mundo. Agora, a operação da agência se destaca como pioneira no uso da inteligência artificial (IA) para analisar comentários e avaliar a saudabilidade das marcas. Com o uso da inteligência artificial generativa adaptada à terminologia e aos dados específicos de cada empresa, a equipe de dados interage com a IA que tem capacidade de identificar o tom, contexto e nuances dos comentários das publicações.
Sob a liderança do head de dados, Vinicius Hamburgo, a WMcCANN está explorando novas possibilidades de análises avançadas, utilizando um data lake proprietário que é atualizado diariamente e permite a coleta e estruturação de dados em tempo real.
“Um diferencial estratégico dessa integração é a segurança reforçada no acesso aos dados, que são exclusivamente processados dentro do data lake proprietário da agência. Diferente de outras IAs que operam em redes públicas, esse modelo garante total confidencialidade e controle, proporcionando mais agilidade e assertividade na tomada de decisões. Isso assegura um nível superior de proteção e confiabilidade para os clientes da WMcCANN, garantindo a integridade das informações e fortalecendo a segurança dos dados”, explica Vinicius.
O processo também tem gerado um ganho significativo em eficiência para a agência, que acompanha uma economia de mais 10 horas semanais no tempo necessário para obter leitura de dados e insights valiosos durante o período de testes. Essa agilidade representa um diferencial estratégico para as equipes, que agora podem dedicar mais tempo à análise profunda e à tomada de decisões embasadas.
“Além da eficiência operacional, a ferramenta é projetada para ajudar no monitoramento e na percepção das marcas, fornecendo insights importantes para nossas estratégias”, complementa.
A utilização da plataforma da Databricks permite não apenas o acesso a dados em formato de tabelas, facilmente exportáveis, mas também a criação de gráficos interativos que são essenciais para análises detalhadas e visuais. Outra vantagem é a interface intuitiva da ferramenta, que opera através de prompts de texto possibilitando que qualquer pessoa, sem necessidade de conhecimento técnico avançado, obtenha insights sobre resultados de campanhas, leads, vendas e qualquer outra informação contida na base de dados.
Como próximo passo, a WMcCann planeja expandir essa solução para todas as ferramentas internas, viabilizando a integração dos dados diretamente e facilitando o acesso e a interação das equipes com os dados de forma integrada ao fluxo de trabalho. Esses avanços reforçam o compromisso da área de dados da WMcCANN com a inovação e com o uso da IA para tornar o trabalho de análise de dados mais ágil, preciso e acessível a todos os níveis da organização.