Animação explica que os idosos apresentam declínio natural de diversas funções do sistema digestivo e que os probióticos podem colaborar para manter a saúde intestinal
Com linguagem simples e didática, o novo vídeo animado produzido pela Yakult do Brasil para o canal oficial no YouTube tem o objetivo de alertar para os cuidados necessários para a manutenção da saúde intestinal na terceira idade. Com o título ‘Probióticos e idade avançada’, o vídeo – que estreou neste mês – mostra que os idosos apresentam um declínio natural de diversas funções do sistema digestivo como, por exemplo, a alteração na motilidade intestinal, que são os movimentos realizados pelos intestinos com o objetivo de expelir o bolo fecal.
O filme animado explica que o sistema digestivo dos idosos precisa de atenção e cuidados, pois as alterações naturais que ocorrem ao longo da vida podem ocasionar a proliferação de bactérias nocivas causando um desequilíbrio da microbiota intestinal, reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes e, consequentemente, levando à carência de vitaminas. Além disso, essas alterações naturais facilitam o surgimento de doenças do trato gastrointestinal, entre as quais a constipação.
Para manter a saúde intestinal na idade avançada, especialistas recomendam a ingestão de probióticos – microrganismos benéficos que podem desempenhar um importante papel para promover o bem-estar geral dos idosos. Entre os benefícios já comprovados dos probióticos estão a melhora do trânsito intestinal e do processo digestivo, aumentando a absorção dos nutrientes; o aumento da disposição física e mental; e o auxílio para a manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico.
Dentre os leites fermentados produzidos pela Yakult no Brasil, o Yakult 40 é o mais recomendado para consumo de idosos, porque possui 40 bilhões do probiótico Lactobacillus casei Shirota em cada frasco de 80 gramas. O produto também é indicado para adultos de vida agitada.
Ao chegar vivo e em grande quantidade ao intestino, o Lactobacillus casei Shirota produz vários metabólitos, entre os quais o ácido lático – responsável por melhorar a atividade intestinal, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes. Além disso, contribui para a diminuição das bactérias patogênicas na microbiota e para a consequente redução de substâncias tóxicas no intestino. Desta forma, o probiótico Lactobacillus casei Shirota auxilia, também, na prevenção de infecções.