Blog

foto_divulgacao

37% das companhias pretendem tomar crédito para si, em função de investimentos para se preparar para o período de datas comemorativas e 13% querem aumentar limite para vendas parceladas; Serasa Experian dá dicas de como aproveitar o melhor do período e alavancar os negócios

Um estudo inédito da Serasa Experian revelou que 53% das empresas estão com expectativas para aumentar em 10% as vendas com a Copa do Mundo. Os dados são impulsionados pelas empresas da região Nordeste e as companhias doa Norte e Centro-Oeste declararam que esperam crescer pelo menos 5% com o período.

A pesquisa, que foi realizada com mais de 500 empresas de todos os portes no Brasil, ainda mostrou que, para se prepararem para o período de datas comemorativas, que inclui a Black Friday, o Natal, a Copa e o período pós-natal (férias), a intenção de 51% é tomar crédito. Deste total, o motivo de 37% das companhias é para si próprias, o que pode explicar a resposta de 97% das companhias, que pretendem realizar investimentos em áreas específicas para se prepararem para o período. O destaque é na área Comercial (60%), com ações de marketing e tecnologia para vendas em marketplace e e-commerce. 

Confira no gráfico abaixo o ranking completo:

De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, buscar crédito, em qualquer situação, necessita de cautela e planejamento. “Recorrer ao recurso financeiro pode auxiliar as empresas a quitar dívidas, comprar insumos e otimizar o fluxo de caixa. Mas antes mesmo de adquiri-lo, é preciso encontrar linhas específicas, com as melhores condições e que caibam no prazo e no bolso do empreendedor para evitar desorganização e mitigar riscos de inadimplência. Manter os pagamentos em dia e um bom relacionamento com o mercado são medidas importantes para cuidar do score e da saúde financeira dos negócios”.

Outro dado da pesquisa mostra que 13% dos empreendimentos buscam o recurso para aumentar o limite de crédito para poder vender parcelado, e 22% ainda declararam que querem aumentar o número de parcelas aos consumidores.

“O pagamento à vista não é a realidade de todos os consumidores, por isso que a possibilidade de vender produtos a prazo, sobretudo no cartão de crédito, é uma vantagem competitiva. Além de promover a inclusão de mais pessoas, garante a venda e oferece possibilidade de aumentar o ticket médio, ou seja, vender mais produtos e serviços em um único pedido”, completa Genero.

Canais digitais são os preferidos para fechar negócio

A pesquisa também mostra que, para se conectar com os clientes, o WhatsApp é o canal mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%. Para Cleber Gênero, “é importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia.

Cinco dicas para aproveitar o melhor do período

Para aproveitar as datas comemorativas e impulsionar as vendas, o empreendedor precisa entender a tendência de mercado e o desejo dos consumidores, baseado em pesquisas de anos anteriores. Mas, além disso, existem algumas dicas que podem preparar o negócio para se destacar na data:

1.    Promova produtos parados do estoque: movimente artigos que estão há muito tempo armazenados aplicando descontos atrativos;

2.    Maiores descontos para produtos com menor custo: utilize itens que tiveram baixo valor de investimento para atrair os clientes a fim de dar visibilidade às compras mais complexas. É uma estratégia para oferecer artigos complementares e aumentar o ticket médio, mas é necessário ter um bom controle de estoque para evitar que esgotamento;

3.    Amplie o período de ofertas: muitos empreendedores já transformaram a Black Friday em Black Week ou Black November, que é a ampliação da data para uma semana ou mês inteiros. É uma estratégia interessante se o seu comércio tiver capacidade para atender a demanda prevista de um mês inteiro de preços reduzidos ou pelo menos condições especiais;

4.    Adote boas práticas: fidelize os clientes com um atendimento humanizado e por meio de multicanais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e marketplaces.

5.    Garanta a entrega e ofereça promoções reais: defina prazos de entregas que você poderá cumprir e descontos capazes de convencer os consumidores.

Metodologia

A “Pesquisa Quantitativa Expectativas para Datas Comemorativas” da Serasa Experian foi realizada via painel online entre os dias 18 e 26 de agosto de 2022 com 510 representantes de empresas no Brasil. O objetivo foi medir os desafios e investimentos previstos pelas empresas brasileiras nos próximos meses, e expectativas com as datas comemorativas do 2º semestre, como a Black Friday, Copa do Mundo de Futebol e Natal, além de analisar percepções quanto aos temas de crédito e fraude. O perfil sociodemográfico dos empreendedores foi de 50% homens e 50% mulheres com idade média de 42 anos e 66% das classes AB1. Cerca de 56% dos respondentes moram nas capitais, 25% no interior dos estados e 20% nas regiões metropolitanas.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia