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Laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers mensura a capacidade dos patrocinadores de reverberar e sustentar as ações de marketing feitas no reality

Garantir exposição de marca durante um dos períodos de maior audiência da TV brasileira — o Big Brother Brasil — faz parte do desejo de muitos anunciantes. Essa visibilidade, no entanto, é proporcional à cifra milionária que as empresas precisam prever. Resta saber se o investimento gera resultados para além dos minutos contratados no programa.

Para responder a esta dúvida, o A-Lab acaba de desenvolver o BBM – Big Brand Meter, algoritmo exclusivo que analisa o quanto os patrocinadores do BBB 22 conseguem disseminar e manter as ações de marketing realizadas no reality, via redes sociais. O monitoramento é feito em tempo real, graças ao NOW, unidade de negócio do A-Lab, e conta com a parceria técnica de Pedro Ivo Rogedo, sócio da consultoria de dados Larunda e doutor pelo Coppead/UFRJ.

A plataforma é capaz de analisar o alcance e o impacto das ativações a partir da captura do volume, da sustentação e do tom de quase 100 milhões de conversas já apuradas nos diversos canais da rede, após as intervenções das marcas no programa. Para apurar essas informações, que estão disponibilizadas em um dashboard, o A-Lab utiliza três dimensões: impulso (o impacto inicial da ação), sustentação (a qualidade da reação) e longevidade (a duração da ação frente ao esperado no dia e horário). O resultado é demonstrado em um índice que vai de 0 a 10.

“Entendemos que, muito além do número de likes e seguidores dos anunciantes, o que importa mesmo para o nosso estudo é o engajamento e a sustentação das conversas que aparecem depois que cada programa termina”, avalia Patricia Moura, diretora de Estratégia e Real Time do A-Lab.

Assim como o Big Brother Brasil, os dados são monitorados 24 horas por dia. O acesso à plataforma é gratuito e aberto ao público, sejam pessoas físicas ou empresas. “Essa é uma mostra do que o NOW pode fazer pelos nossos parceiros, funcionando como alternativa para monitoramento em tempo real e geração de insights frequentes para as marcas”, complementa Luiz Telles, Chief Strategy Office do A-Lab.

Além desses dados serem atualizados a todo o tempo em um dashboard repleto de gráficos interativos, o A-Lab também prepara e compartilha um flash report que é disparado diariamente via WhatsApp com os principais resultados e insights sobre as marcas no BBB. Para receber este documento e ficar por dentro de tudo o que as marcas fazem no programa, basta que o interessado entre no grupo criado pelo laboratório de conteúdo.

O A-LAB reuniu, ainda, todos os dados sobre a efetividade e a repercussão dos patrocinadores nos últimos 30 dias. O algoritmo conseguiu captar a geração de 76 milhões de menções nas redes sociais pelo programa, somente em seu primeiro mês.

Clique aqui para acessar o dashboard com o monitoramento em tempo real.

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