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AACD e SBT iniciam as ações para promover o Teleton 2021

  • Em 2020 a queda nas doações de pessoas físicas no Teleton foi de 60%, o que equivale a 64.430 atendimentos
  • Com o tema “Inclusão”, o programa de 2021 será transmitido nos dias 22 e 23 de outubro e terá duração total de cerca de 12 horas, ao vivo, respeitando todas as medidas de prevenção à Covid-19
  • Meta será de R$ 30 milhões e doações já podem ser feitas por meio do PIX doeteleton@aacd.org.br e site; 0500 será a partir de 4/10

A AACD e o SBT lançaram nesta quarta-feira a Campanha Teleton 2021, maratona solidária que chega à 24ª edição com o objetivo de arrecadar recursos para o trabalho da instituição e divulgar a causa da pessoa com deficiência física. O programa, transmitido diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo, terá como tema “Inclusão” e será realizado em 22 e 23 de outubro com a presença de cantores e convidados no palco – respeitando os protocolos de segurança para o controle da pandemia da Covid-19.

O grande desafio desse ano está no engajamento das pessoas, pois em 2020 o Teleton teve uma queda 60% nas doações de pessoas físicas, o que equivale a 64.430 atendimentos.

Os números preocupam, pois 80% dos cerca de 800 mil atendimentos anuais que a AACD realiza são via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto. A instituição precisa das doações de pessoas físicas no programa Teleton para garantir a assistência aos pacientes, uma vez que o SUS repassa, em média, apenas 17% do valor de cada atendimento e o restante do valor é coberto com recursos próprios, de doações e parcerias comerciais.

Em razão deste cenário desafiador, em 2021 o Teleton volta a ter meta. Assim como em 2019, será de R$ 30 milhões. “Mais do que nunca, neste ano é fundamental contarmos com as doações das pessoas durante a Campanha Teleton. Além do desafio que estamos vivendo do ponto de vista financeiro, é importante ressaltar que fizemos mais investimentos para que, mesmo diante da pandemia, nenhum paciente ficasse sem assistência”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.

No início da pandemia, quando as reabilitações presenciais tiveram que ser paralisadas, a AACD investiu em telemedicina e, mesmo com os pacientes em casa, não os deixou sem atividades. Esse processo evoluiu e, hoje, a telemedicina faz parte do dia a dia da AACD, em todas as unidades espalhadas pelo Brasil, tanto para consultas como para terapias (desde que o paciente assim deseje e seja autorizado pela área clínica).

Além disso, para a retomada dos atendimentos presenciais, fundamentais no processo de reabilitação, a AACD adquiriu equipamentos de proteção individual (EPIs), adotou rígidos protocolos de segurança e realizou um retorno gradual dos pacientes, evitando qualquer tipo de aglomeração em suas dependências.

Doação – Já é possível doar para o Teleton via site e PIX (doeteleton@aacd.org.br). De acordo com Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD, o desafio neste ano é justamente retomar o engajamento do público para a doação.

“Grandes marcas seguem apoiando o Teleton, mas a campanha só será um sucesso se as pessoas efetivamente doarem. Temos enfrentado uma queda nos últimos anos. Em 2018, as doações pessoa física representavam 38% no Teleton e, em 2020, esse valor caiu para 15%. Nesta edição, precisamos atingir a meta de R$ 12 milhões em doações pessoa física. Para chegar nesse objetivo precisamos até o término do programa, em 23 de outubro, por exemplo, que 12 milhões de pessoas doem R$ 1, 6 milhões de pessoas doem R$ 2 ou 2,4 milhões de pessoas doem R$ 5. Esse valor é fundamental para garantirmos 200 mil atendimentos via SUS para 2022. Contamos com o engajamento da sociedade e a solidariedade do povo brasileiro, pois só continuaremos existindo e prestando um serviço fundamental se contarmos com essas contribuições”, declara.

Os grandes patrocinadores confirmados no Teleton 2021 são 3 Corações, Amazon Alexa, Assaí, Atacadão, BB Seguros, Bradesco, Caedu, Drogasil, Eudora, Grupo Carrefour, Hipercard, Nivea, Riachuelo e Uninassau.

Novidades artísticas do Teleton O programa na TV será realizado em dois dias: na sexta-feira (22/10), a partir das 23h30, e sábado (23/10), a partir das 14h15. Além da participação dos padrinhos oficiais – a apresentadora Eliana, o cantor Daniel e os influenciadores digitais do Teleton Celso Portiolli e Maísa -, a 24ª edição do Teleton também contará com o apoio de outros artistas que acreditam na causa da AACD, como Dilsinho, Maiara & Maraisa e Simone & Simaria.

Uma importante novidade deste ano é a participação das influenciadoras digitais Belly Palma e Lari Mariano, como consultoras da Campanha Teleton 2021. Elas contribuem para enriquecer o conteúdo e fazer um programa ainda mais engajado na causa da pessoa com deficiência. Outros destaques da campanha e do programa serão Pequena Lô, Paola Antonini, Jackson Follmann e Fernando Fernandes.

“Ficamos muito felizes em retomar os dois dias de programa ao vivo, respeitando todos os protocolos já adotados com sucesso nas produções do SBT. No palco, além de grandes nomes da música brasileira e as estrelas da casa, iremos receber sempre um convidado de emissoras que apoiam a AACD e de um influenciador digital ligado ao universo da pessoa com deficiência. Com isso, teremos uma edição bastante ágil do ponto de vista artístico e com um rico conteúdo voltado a trazer, de forma reflexiva e leve, a importância da inclusão atrelada à deficiência física”, explica Norma Mantovanini, diretora-geral do programa Teleton.

Atendimentos por todo o Brasil – Hoje, a AACD conta com sete centros de reabilitação no Brasil, nas seguintes localidades: São Paulo (Ibirapuera e Mooca), Mogi das Cruzes (SP), Osasco (SP), Uberlândia (MG), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Também tem cinco oficinas ortopédicas, em São Paulo, Osasco, Uberlândia, Recife e Porto Alegre. Já o Hospital Ortopédico da AACD, referência na área, está localizado também na capital paulista, no Ibirapuera.

Outras importantes áreas da instituição são a AACD Lesf, unidade escolar, que atende crianças e jovens com múltiplas deficiências, Ensino e Pesquisa, que dissemina conhecimentos aos profissionais de todo o país, e a AACD Esporte, que estimula a prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência física.

Além disso, a AACD tem focado em expandir os atendimentos mesmo em locais em que não está presente. Para isso, fomenta o projeto de cooperação técnica, capacitando profissionais de outras instituições para que possam prestar atendimento de excelência e humanizado. São quatro parcerias nesse modelo, com as seguintes instituições: Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié, em Jequié (BA), Instituto Baiano de Reabilitação, em Salvador (BA), Associação de Reabilitação da Criança Deficiente, em São José do Rio Preto (SP), e Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, em Poços de Caldas (MG).

Confira o vídeo:

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