Iniciativa traz um novo posicionamento e realiza mudanças na identidade visual da entidade; objetivo é impulsionar e representar ainda mais o setor no Brasil
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), responsável por representar e promover empresas que atuam no digital, aposta em projeto de rebranding para 2024.
O processo de rebranding, conduzido por Regina Monge, Fundadora do Neurobranding Lab e Diretora de Marketing da ABComm, em colaboração com Maurício Salvador, Presidente da entidade, teve início há alguns meses. O princípio do reposicionamento é promover uma identidade renovada que transmita clareza e destaque os valores da entidade. A associação também busca fortalecer o vínculo com o público-alvo, proporcionando uma conexão emocional mais profunda e significativa com os empreendedores digitais e a comunidade do comércio eletrônico brasileiro.
Com o novo posicionamento: Responsabilidade, ética e compromisso, a ABComm trabalha pela expansão e consolidação do comércio eletrônico no Brasil ao ouvir, representar e defender os direitos dos empreendedores digitais.
O logotipo agora é complementado por um símbolo que representa a conexão entre o virtual (e-commerce), o físico e o Brasão do Brasil (Associação Brasileira). As cores verde e amarelo foram atualizadas, refletindo uma personalidade alinhada com o universo online. Este projeto foi conduzido em parceria com a agência Box Ideias.
Adicionalmente, o reposicionamento da marca visa fortalecer o reconhecimento da ABComm dentro e fora do país, ampliando sua atuação para representar os interesses e defender os direitos da comunidade do comércio eletrônico brasileiro, facilitando as relações entre entidades governamentais e empresas de varejo, serviços, mídia e logística. Além de participar ativamente de projetos internacionais para fomentar o comércio eletrônico.
A ABComm também criou um manifesto da marca, disponível para leitura no site ou visualização em vídeo, que expressa a essência da entidade, sua missão e sua luta. Em alinhamento com seu novo posicionamento, o manifesto reforça o propósito da ABComm em ser a “Força e a Voz do e-commerce brasileiro”.
Regina Monge explica que o projeto de rebranding da ABComm representa um marco estratégico fundamental para a associação. “Por meio dessa iniciativa, buscamos não apenas renovar nossa identidade visual, mas também reafirmar nosso compromisso com os valores essenciais que norteiam nossa atuação no mercado de comércio eletrônico. Através de uma nova mensagem de marca e uma identidade visual revitalizada, buscamos transmitir com clareza e impacto os princípios que guiam nossas ações, como responsabilidade, ética e compromisso”.
“Ao reafirmar nossa identidade, estamos fortalecendo nosso papel como voz do setor de comércio eletrônico brasileiro, prontos para impulsionar o desenvolvimento e a inovação nesta área dinâmica. Este projeto vai além de uma simples atualização visual; é uma declaração de nossa dedicação contínua em servir e representar os interesses da comunidade do comércio eletrônico brasileiro”, completa.
Maurício Salvador, presidente da associação, reforça o poder articulador e de transformação da entidade no mercado digital brasileiro. “Essa abordagem garante que as demandas e necessidades de todos os envolvidos sejam adequadamente representadas e atendidas. Nossa expertise e influência também nos levam a participar ativamente de iniciativas fora do Brasil. Com tudo isso em mente, buscamos fortalecer a essência da ABComm neste projeto de rebranding”, conclui.