No mês em que se comemora o Dia Internacional do Cão-Guia, instituições chamam atenção para a causa
O cão-guia é capaz de reduzir riscos de acidentes, gerar confiança e inclusão aos que possuem problemas relacionados à visão – entre outras necessidades específicas. No mês em que é celebrado Dia Internacional do Cão-guia, a Petlove – maior ecossistema pet do Brasil – e o Instituto Adimax preparam uma experiência imersiva, gratuita e aberta ao público no próximo sábado, dia 12, na Avenida Braz Leme, com o objetivo de chamar atenção à causa. A iniciativa é um convite à reflexão sobre a importância dos cães de trabalho nos processos de inclusão social, além de um exercício que busca fortalecer a empatia com a pessoa com deficiência.
Dentro de um túnel escuro, o visitante receberá um óculos de oclusão para limitar a própria visão, enquanto realiza um trajeto repleto de obstáculos, para que possa vivenciar, mesmo que minimamente, os desafios de uma pessoa cega. Com essa dinâmica, a importância do acompanhamento de um cão de trabalho se torna ainda mais evidente, já que são facilitadores e oferecem mais qualidade de vida e mobilidade a centenas de pessoas com problemas visuais.
“Nossa parceria com o Instituto Adimax reforça o compromisso da Petlove com o impacto social positivo. Acreditamos na inclusão como uma importante ferramenta na transformação da sociedade. Sabemos que os cães-guia podem promover verdadeiras revoluções ao oferecer mais autonomia, mobilidade e liberdade para pessoas cegas. Ao nos unirmos com uma instituição que promove um trabalho tão relevante, potencializamos ainda mais nosso papel como agente transformador da sociedade.”, explica Bruno Junqueira, vice-presidente de Pessoas, ESG & Comunicação da Petlove. A empresa também é apoiadora fixa do Instituto Adimax e já doou três cachorros – Oscar, Benjamin e Serena – para serem treinados como cães-guia e doados a pessoas com deficiência visual.
“A ação do túnel sensorial em um local público é importante para podermos impactar diferentes tipos de pessoas. É uma forma de conscientizá-las e fazê-las refletir sobre os desafios que uma pessoa com deficiência visual enfrenta no dia a dia devido à falta de acessibilidade, além de mostrar a diferença que um cão-guia faz na vida dessa pessoa. O Dia Internacional do Cão-Guia é muito mais que uma data, é uma chance de falarmos sobre os direitos da pessoa com deficiência visual, visto que ainda há muito desconhecimento sobre o assunto no Brasil.”, aponta Bruna Oliveira, coordenadora de Relações Institucionais do Instituto Adimax.
De acordo com dados de 2023 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, existem apenas 200 cães-guia no Brasil. O Instituto Adimax já formou e doou mais de 100 cães- guia e, para 2025 visa entregar mais 25, que serão doados para pessoas que se cadastraram e passaram pelo processo de seleção da instituição.