Empresa também discute novas fases do Pix e seus impactos no varejo on e offline, como pagamentos recorrentes e jornadas mais fluidas, sem redirecionamento
Nos dias 02 e 03 de junho, a Adyen, principal provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas, estará no VTEX DAY apresentando o Adyen Uplift, solução baseada em inteligência artificial que impulsiona taxas de aprovação de pagamentos, reduz riscos e otimiza a performance de negócios. A ferramenta, que já está sendo adotada por grandes empresas no Brasil, é composta por um conjunto de modelos de inteligência artificial que compartilham conhecimento entre si para otimizar cada etapa do fluxo de pagamento baseados no risco da transação.
“Este é um ano especial para a Adyen no VTEX DAY, com o lançamento do Adyen Uplift, uma solução sem paralelo no mercado. O poder da solução está no conjunto global de dados que temos em nossa plataforma unificada, com mais de um trilhão de dólares processados só em 2024. Isso faz com que em 90% dos casos a Adyen já conheça a combinação de dados do comprador, mesmo que ele seja novo para o lojista”, explica Renato Migliacci, Vice-Presidente de Vendas da Adyen Brasil.
O tema também será abordado no painel “O Futuro dos Pagamentos: como a tecnologia reduz custos e aumenta a eficiência”, que vai discutir as principais tendências que impactam o setor, juntamente com Visa, QI Tech e Dock. Os novos modelos de Pix também devem fazer parte da conversa.
“O segmento de pagamentos merece especial atenção neste momento, com a evolução do Pix para o ecommerce, com a jornada sem redirecionamento e, em breve, o Pix Automático. O VTEX DAY é o palco ideal para mostrar como essas inovações estão transformando a performance dos pagamentos no Brasil”, complementa Migliacci.
No estande: tecnologia, performance e experiência inédita
O estande da Adyen trará produtos de marcas queridas dos consumidores: McDonald’s e Havaianas. As duas empresas utilizam a tecnologia da adquirente em seus canais digitais, em experiências que estarão disponíveis para demonstração interativa. As amadas casquinhas de baunilha do McDonald’s e os produtos da Havaianas serão distribuídos exclusivamente para clientes e parceiros.
A Arcos Dourados, operadora do McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, já utiliza a tecnologia do Adyen Uplift. Com a solução, a empresa registrou aumento de 2,6% na taxa de autorização de pagamentos, além de uma redução de 90% nas regras manuais de risco e estabilidade de chargebacks.
Além da Arcos Dourados, a C&A também viu sua taxa de aprovação subir, registrando avanço 4,7% ao utilizar a IA do Adyen Uplift, o que representou R$ 24 milhões em vendas adicionais e R$ 1 milhão em economia com chargebacks em seis meses.
Pioneirismo na agenda Pix
Durante o VTEX DAY, a Adyen também abordará os avanços da agenda Pix, tema no qual a companhia é pioneira desde o lançamento dessa modalidade, em 2020. Migliacci ressalta que este é um momento decisivo para varejistas e e-commerces se adaptarem às novidades do Pix e continuarem oferecendo os meios de pagamento preferidos dos clientes. O próximo marco é o Pix Automático, em fase piloto e com estreia oficial marcada para 16 de junho pelo Banco Central.
Com ele, consumidores poderão fazer assinaturas e pagamentos recorrentes — como streamings, games, clubes, serviços mensais e contas domésticas — direto no Pix, de forma semelhante ao débito automático.
Para as empresas, o Pix Automático representa uma chance de atrair clientes que antes não assinavam por falta de acesso a crédito. Traz ainda vantagens como liquidação mais rápida, melhora no fluxo de caixa e custo de transação até quatro vezes menor que o do cartão de crédito.
Outro avanço é o Pix Jornada Sem Redirecionamento (JSR), lançado no primeiro trimestre, que elimina etapas do pagamento, dispensando a abertura do app do banco ou o uso de código copiado. Para o varejista, as vantagens do Pix sem redirecionamento incluem um menor custo de transação, melhores taxas de aprovação, pois há a autenticação do comprador via senha ou biometria, e um potencial impacto positivo nas taxas de conversão, por reduzir o atrito nas etapas decisivas da venda. Para o comprador, a experiência de compra vai se equiparar à de cartões que ficam salvos para compras futuras, mais simples e prático.