Blog

Altenburg inova com loja focada na experiência do cliente

Em ritmo de crescimento acelerado, Altenburg, uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, projeta multiplicar por 10 o número de lojas no país

Um lugar projetado para promover uma experiência única, combinando inovação, tecnologia e sustentabilidade. Essa é a proposta da Altenburg Experience, nova loja da centenária catarinense que foi inaugurada nesta terça-feira (18), no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina.

Com 16  monomarcas distribuídas por todo o Brasil e a primeira franquia aberta em maio, o novo projeto é considerado uma referência na jornada varejista da empresa, com tecnologia de ponta e sete pontos de experiência do cliente. “A ideia é irmos cada vez mais além da exibição e da venda de produtos em nossas lojas. Queremos criar uma conexão emocional com as pessoas, aproximando-as dos processos de fabricação, da nossa missão e do nosso propósito”, ressalta Fabrício Juvêncio, gerente de varejo da Altenburg.

Quem passa pelo local, pode ser impactado – e surpreendido – de diferentes formas. De design moderno e minimalista, o espaço recebeu recursos especiais de iluminação, que são ativados a partir da interação do cliente em um totem de autosserviço, sinalizando onde estão determinadas peças no ponto de venda (PDV). A iniciativa faz parte da área “Lab”, em que os clientes podem personalizar o travesseiro ideal conforme suas preferências e necessidades e já levá-lo para casa. “Esse é um projeto que tem o DNA da Altenburg e é calcado na premissa do bem dormir. Além dos nossos mais de 50 tipos de travesseiros, o cliente pode ali criar o seu próprio travesseiro, atendendo às suas especificidades e preferências”, explica Fabrício Juvêncio.

Sustentabilidade: compromisso da Altenburg com o futuro

Na Altenburg Experience, a empresa demonstra, na prática, como a responsabilidade socioambiental faz parte do DNA do negócio. O tema pode ser encontrado em iniciativas que vão desde a comunicação clara sobre o processo de reutilização das fibras até a existência de um ponto de coleta de edredons e travesseiros usados.

O gerente de marcas da Altenburg, Otávio Correa de Arruda, envolvido desde a idealização até a execução da loja modelo, comenta: “Para nós, inovação e sustentabilidade são temas que caminham juntos. Seja na criação de novos produtos, abertura de lojas ou realização de iniciativas de marketing, otimizamos recursos e potencializamos resultados.” Esse espaço destinado para recolha dos itens foi totalmente customizado e pensando na logística reversa e na otimização da cadeia produtiva. “Os produtos serão transformados, reinseridos nos mercado e toda a renda será revertida para projetos socioambientais”, pontua o gerente de marcas da Altenburg.

Dados recentes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) revelam que apenas 1% dos têxteis descartados no país são reciclados, evidenciando a urgência de iniciativas como a da companhia. Tiago Altenburg, presidente, destaca o significado desta inauguração. “A Altenburg Experience é uma loja que servirá de modelo para nós e nossos franqueados. Ela representa a integração perfeita entre experiência do cliente, sustentabilidade e inovação, já que o bem-estar que defendemos não se limita aos nossos produtos”, enfatiza.

Arquitetura e tecnologia conectadas

A Altenburg Experience é um projeto que traduz a essência da marca. Com espaços sensoriais, ela conduz o cliente para uma jornada individualizada de compra.

Iluminação, ambientação, tons que acolhem, um laboratório e uma assistente virtual que, com auxílio de inteligência artificial, apresenta os benefícios do produto e ajuda o consumidor a descobrir sua melhor escolha, deixam o espaço totalmente diferenciado. “São atributos que reforçam a construção do bem dormir e enfatizam a qualidade dos nossos produtos”, ressalta Fabrício Juvêncio.

Para ampliar a experiência do cliente com a marca, o gerente de varejo explica que foram criados novos pontos de conexão. “Além da tecnologia investida, que se baseia em um complexo estudo de comportamento humano e de arquitetura voltada ao bem-estar, criamos um projeto que pudesse promover aconchego e estimular a sensação de tranquilidade nos ambientes. Sabemos que os seres humanos são seres adaptáveis, por isso, o ambiente influencia em seus comportamentos. Nossos sentidos são como sensores que acionam conforme a distribuição de um ambiente, suas cores, seu cheiro, os ruídos existentes no local… Estes são os principais gatilhos que despertam na gente as primeiras sensações, sejam positivas ou negativas”, analisa o gerente de varejo da Altenburg.

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido contra cópia