A AM4 foi a agência escolhida para assinar o rebranding oficial dos 75 anos do Maracanã, a serem completados em 16 de junho. Trata-se de um dos palcos mais icônicos do esporte mundial. O projeto selecionado é da agência comandada por Marcos Carvalho, que venceu o desafio de traduzir em uma nova marca o peso histórico e o futuro de um símbolo nacional.
Resultado de um extenso processo de escuta com torcedores, jornalistas, trabalhadores do estádio, artistas, historiadores e gestores, a nova identidade busca refletir o lugar que o Maraca ocupa na imaginação coletiva do Brasil, e projetá-lo para as próximas gerações. A proposta equilibra modernização e respeito ao passado, mostrando que é possível inovar sem perder o legado e a tradição que fazem do estádio um ícone cultural.
Com traços atemporais e vibrantes, a tipografia faz referência à geometria dos degraus do estádio, enquanto o símbolo central remete à marquise monumental que abraça as arquibancadas. A paleta de cores evoca tons clássicos do cimento, o céu carioca ao entardecer e os uniformes lendários que marcaram o gramado. Tudo pensado para funcionar bem em múltiplas plataformas: do digital ao merchandising oficial.
Mais que um trabalho de design, a nova marca é carregada de pertencimento, memória e emoção. “Ela foi criada para que cada brasileiro, de qualquer estado ou geração, olhe e diga: isso é o Maraca. É modernizar sem perder o legado e a tradição”, afirma Rafael Cidrine, Diretor de Planejamento da AM4.
Para o CMO do Maracanã, Eduardo Roizman, mudar uma marca é tocar a alma de um patrimônio. “No Maracanã, modernização e preservação andam juntas e num momento marcante, o estádio ganha nova identidade. Pelos próximos 20 anos, a Fla Flu Serviços fará a gestão da Casa do Inesquecível. Aos apaixonados, nossa homenagem ao passado e boas-vindas ao que vem”, finaliza.
A AM4 Brasil foi a agência escolhida para assinar o rebranding oficial dos 75 anos do Maracanã, a serem completados em 16 de junho. Trata-se de um dos palcos mais icônicos do esporte mundial. Selecionada entre concorrentes de todo o país, a agência comandada pelo publicitário Marcos Carvalho venceu o desafio de traduzir em uma nova marca o peso histórico e o futuro de um símbolo nacional.
Resultado de um extenso processo de escuta com torcedores, jornalistas, trabalhadores do estádio, artistas, historiadores e gestores, a nova identidade busca refletir o lugar que o Maraca ocupa na imaginação coletiva do Brasil, e projetá-lo para as próximas gerações. A proposta equilibra modernização e respeito ao passado, mostrando que é possível inovar sem perder o legado e a tradição que fazem do estádio um ícone cultural.
Com traços atemporais e vibrantes, a tipografia faz referência à geometria dos degraus do estádio, enquanto o símbolo central remete à marquise monumental que abraça as arquibancadas. A paleta de cores evoca tons clássicos do cimento, o céu carioca ao entardecer e os uniformes lendários que marcaram o gramado. Tudo pensado para funcionar bem em múltiplas plataformas: do digital ao merchandising oficial.
Mais que um trabalho de design, a nova marca é carregada de pertencimento, memória e emoção. “Ela foi criada para que cada brasileiro, de qualquer estado ou geração, olhe e diga: isso é o Maraca. É modernizar sem perder o legado e a tradição”, afirma Marcos Carvalho, CEO da AM4 Brasil.