O projeto de impacto socioambiental comercializa na plataforma produtos feitos por artesãos de 25 comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia
Com um ano de existência, o projeto Jirau da Amazônia, que promove impacto socioambiental positivo na região, vende, no site e app da Americanas, produtos autênticos feitos por artesãos de 25 comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia.
Realizado em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o projeto tem todo lucro das vendas revertido para o fortalecimento do projeto, que é composto por 267 artesãos, sendo 70% deles mulheres.
Atualmente o Jirau tem um resultado de venda três vezes maior e uma diversidade de itens 80% maior do que quando foi lançado, sendo a farinha de mandioca da Amazônia (Ribeirinha) o produto mais vendido no site e app da marca.
Além de empoderar os empreendedores locais, o Jirau da Amazônia permite que eles tenham condições justas de permanecer em suas comunidades, auxiliando no desenvolvimento socioeconômico local e fortalecendo sua tradição e cultura.