A campanha “Alg*ritimo Selvagem” destaca o tratamento de animais silvestres como pets e apresenta medidas combativas contra o tráfico animal
O Instituto Ampara Animal, organização dedicada à proteção e bem-estar dos animais, esteve presente no festival Lollapalooza, que ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de março em São Paulo, com um stand de ativação da campanha “Alg*ritimo Selvagem”.
Durante o festival, a Ampara realizou uma série de atividades educativas e interativas para engajar os participantes na causa da proteção dos animais selvagens. Através de exposições informativas e a distribuição de material educativo, a organização procurou destacar a importância da conscientização do público sobre o conteúdo nas redes sociais que traz animais silvestres como pets, inclusive o impacto deste conteúdo no tráfico de animais.
O momento proporcionou uma experiência única de interação com o público, incluindo uma ativação envolvendo um túnel iluminado com música, criado para relembrar o momento por meio de fotos. Além disso, os visitantes do local foram presenteados com pulseiras coloridas da campanha e puderam conferir de perto a intervenção artística de Flávia Braun, que pintou um quadro de araras cheio de cor durante o momento.
Os visitantes tiveram também a oportunidade de adquirir os produtos da ‘Ampara Store’, perfeitos para usar em qualquer época do ano e, ainda, apoiar a causa, além de concorrer ao quadro exclusivo da artista Flávia Braun, através da aquisição de rifas durante a ocasião.
A campanha “Alg*ritimo Selvagem” visa desencorajar a participação involuntária no tráfico de animais selvagens, especialmente nas plataformas de mídia social, como o Instagram. Estudos recentes mostraram que aproximadamente 37% das buscas por compra de macacos são geradas diretamente por conteúdos do Instagram. Mesmo animais considerados menos populares, como cobras e serpentes, têm 18% de suas compras impulsionadas por conteúdos do aplicativo.
“A presença massiva de conteúdos que trazem animais silvestres humanizados nas redes sociais é alarmante e requer medidas urgentes”, afirma Juliana Camargo, fundadora do Instituto. “Com a campanha ‘Alg*ritimo Selvagem’, estamos lançando iniciativas ousadas para conscientizar o público sobre os impactos devastadores desse tipo de conteúdo no tráfico ilegal de animais selvagens.”