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Ação resultou em maior eficiência nas campanhas da empresa, com aumento de 50% nas conversões e redução de 19% no custo por aquisição 

A Ânima aposta na inteligência artificial para a criação e otimização de campanhas digitais. Desde o segundo semestre de 2024, a companhia deixou de lado as estratégias focadas em descontos e passou a destacar o valor da marca como principal argumento para aquisição, uma abordagem inovadora no setor de ensino superior no Brasil. 

A iniciativa também demandou soluções inovadoras para escalar conversões em diversos canais, com uma estratégia criativa que reflete os atributos únicos de cada uma das 18 marcas do portfólio do Ecossistema e na conexão emocional com cada aluno, oferecendo uma comunicação mais eficaz e humanizada. O diferencial da companhia, que possui diversas marcas e particularidades, permite extrair um potencial ainda mais robusto da tecnologia de forma eficiente, otimizada e com boa escalabilidade. 

Diante do desafio de alcançar potenciais alunos em diversas regiões do Brasil, a Ânima apostou na Performance Max, uma ferramenta de IA desenvolvida pelo Google, aliada à plataforma de IA generativa Trakto, que permitiu a criação de mais de 350 novos assets publicitários para display. As peças foram desenhadas especificamente para evidenciar os pontos fortes de cada marca do grupo, refletindo suas propostas de valor e garantindo uma comunicação que respeita e valoriza a identidade local de cada instituição. 

A implementação de uma estratégia criativa diversificada, em conjunto com o uso inovador de soluções baseadas em IA, impulsionou as campanhas de Performance Max da Ânima a novos patamares. Isso resultou em um aumento expressivo de 50% nas conversões e uma melhoria de 19% no custo por aquisição. Além desses resultados, essa iniciativa gerou uma ampla discussão dentro da própria organização sobre o impacto das peças e como o uso estratégico da inteligência artificial pode garantir a entrega da mensagem certa, para o público certo, no momento certo, impulsionando maior eficiência e impacto em todos os níveis. 

Para Marina Guedes, Diretora de Marketing da Ânima Educação, a iniciativa reforçou a importância de uma comunicação legítima, que destaca o valor de cada marca e a aproxima de seu público. “Redefinimos nossa estratégia de marketing para ir além do preço e construir conexões mais autênticas com o público. Ao personalizar a mensagem com foco nos atributos da marca, impulsionamos a relevância dos anúncios, especialmente em nível regional”, destaca. 

Segundo Daniel Bulgueroni, Vice-Presidente de Marketing da Ânima, a inovação permitiu que a companhia ampliasse seu alcance respeitando o que suas marcas representam localmente. “A inteligência artificial é um recurso disponível para todos, mas usá-la dentro de um sistema plural, de multimarcas, nos diferencia. Através da Performance Max, conseguimos acionar e combinar os elementos de maior potencial criativo, alcançando resultados ainda mais expressivos. Agregamos valor às campanhas e facilitamos a automação. É a melhor forma de assegurar que a complexidade da personalização regional das peças seja administrada de maneira eficiente e com qualidade”, enfatiza. 

Ao gerar peças publicitárias personalizadas, a plataforma executa testes para avaliar o desempenho de combinações estratégicas, proporcionando uma análise detalhada de conversão. “Esse modelo híbrido, que alia inteligência artificial e revisão humana, traz ainda mais eficiência para as campanhas, permitindo que o grupo mantenha um olhar atento sobre as melhores práticas para aprimorar o alcance e o impacto das ações. A parceria Google e Ânima lidera uma transformação que reforça a inteligência artificial como um alicerce estratégico, impulsionando o setor de educação para novos patamares de inovação, eficiência e personalização”, destaca Bulgueroni.

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