O lendário tênis de corrida da ASICS completa 30 anos e apresenta evolução de tecnologia com foco no conforto e na estabilidade
ASICS está lançando um dos seus mais lendários tênis de corrida, o GEL-KAYANO 30 que atinge um novo marco e apresenta uma nova tecnologia – a 4D GUIDANCE SYSTEM, para oferecer aos corredores o suporte necessário do início ao fim da corrida. São 30 anos do legado do GEL-KAYANO que, ao longo dos anos, sempre ofereceu evolução tecnológica a todos os corredores que buscavam o melhor modelo de estabilidade do mercado.
Após várias pesquisas e testes no Instituto de Ciências do Esporte da ASICS, em Kobe, a marca descobriu que o tempo de aterrissagem de cada passo dura cerca de 0,2 segundos, mas é a repetição que faz com que o calcanhar vire para dentro e, a partir disso, foi criada a tecnologia 4D GUIDANCE SYSTEM que consiste em um sistema integrado à entressola do tênis que dá o suporte necessário aos corredores, adaptando-se às mudanças de pronação dos pés causadas pela fadiga, ao longo da corrida. Dessa forma, ela, junto com as outras tecnologias, torna o tênis ideal para quem busca o máximo de conforto, segurança e estabilidade tanto para treinos, provas e até mesmo para caminhadas mais longas.
“Para trazer esse novo modelo, pesquisamos bastante sobre como fica a postura de quem corre por muito tempo e como é a pressão do pé dentro do tênis nessas condições. Focamos muito em conforto, pensando além do suporte. Nosso objetivo é que quando a pessoa colocar o GEL-KAYANO 30 nos pés já sinta a diferença e que ao longo da corrida esse conforto permaneça, oferecendo o suporte necessário. Ficamos muito felizes com essa evolução do tênis e esperamos que os corredores experimentem e sintam na prática esses benefícios”, explica Daniel Costa, diretor de produtos e inovação ASICS na América Latina.
O GEL-KAYANO 30 também foi pensado e desenvolvido para proporcionar aterrissagens mais suaves graças à tecnologia PureGEL, uma atualização da tecnologia GEL do modelo anterior, que é 65% mais macia, proporcionando mais absorção de impacto e transições mais suaves para o corredor. Além disso, ele também apresenta mais conforto e velocidade por meio da combinação do amortecimento mais leve do FF BLAST PLUS ECO unido ao aumento de 4mm na altura geral da entressola.
Seu cabedal foi construído com Engineered Stretch Knit que é respirável e cria um ajuste mais confortável com melhor flexibilidade. Ele também é feito com aproximadamente 20% de conteúdo de base biológica.
Em testes conduzidos pelo Instituto de Ciências do Esporte da ASICS, o GEL-KAYANO™ 30 oferece melhorias significativas no conforto em relação ao seu antecessor. Os participantes do teste também perceberam que o tênis era ainda mais confortável após longas corridas do que quando o calçaram pela primeira vez.
Um tênis com história
O GEL-KAYANO 30 chega aos seus 30 anos e traz em sua bagagem um legado de excelência e muita história.
Em 1987 o designer industrial Toshikazu Kayano chegou à ASICS e foi desafiado a criar um modelo para ocupar o lugar do GT-Cool Xpress, que além da corrida também era utilizado para ginástica, cujo esporte incluía movimentos laterais.
Para desenvolver esse novo tênis, ele se inspirou nas cascas de besouros e criou uma estrutura exoesqueletica rígida, incluiu uma entressola de dupla densidade e um novo design na lingueta (Mono-Tongue System). Em homenagem ao seu criador, o novo modelo recebeu seu nome e passou a se chamar GEL-KAYANO.
Alguns anos depois, em 1995, o designer e criador do modelo renovou o tênis levando em consideração a opinião dos corredores que estavam buscando um tênis que os ajudasse ainda mais no desempenho profissional.
A cada nova edição, a ASICS trazia mais inovação para o GEL-KAYANO, tanto no design como nas tecnologias de ponta. Um dos destaques foi a terceira edição do tênis que apresentou o sistema Duomax; outra edição que pode ser considerada como um marco foi a quinta que trouxe o GEL visível pela primeira vez. E, a partir da oitava versão, o tênis passou a ser numerado.
Quando o GEL-KAYANO chegou à sua edição de número 13, Toshikazu Kayano deixou de assumir o projeto. E, no próximo ano, em 2024, encerra sua jornada na ASICS, ele comenta o legado que deixou com a marca.
“Dizem que a ASICS oferece muitos calçados funcionais. Os designs são importantes, mas o processo de design também desempenha um papel muito importante. Sou muito exigente com os detalhes. Por exemplo, incorporei letras ocultas e outros recursos ocultos que poucas pessoas perceberiam. Eu realmente espero que a ASICS continue oferecendo esse tipo de espírito lúdico em seus produtos, mantendo sua funcionalidade”.