A arquitetura da loja conceito de carros de luxo impressiona e usa tecnologia para proporcionar o que há de melhor aos visitantes e clientes
A AvantGarde, a maior loja multimarcas premium de carros do Brasil, desenvolveu o projeto arquitetônico e decorativo dos ambientes de sua nova sede com um conceito inovador, que alia a modernidade de recursos interativos ao conforto com espaços para toda a família para proporcionar uma experiência única aos visitantes.
Sérgio Viana e Fernando Duran, sócio da empresa e idealizador do conceito da loja, viajaram por França, Itália e Espanha em busca de inspiração para o novo espaço. Nesses países, visitaram diversos espaços e lojas-conceito de grandes marcas pelo mundo, como Louis Vuitton e Nike, além de galerias de arte e museus como o Louvre, em Paris.
“Todos estes espaços proporcionam experiências incríveis aos clientes, com valorização dos recursos visuais, ornamentação e arquitetura, sempre explorando aspectos emocionais e sensoriais. A partir dessas pesquisas, conseguimos nos inspirar para criar espaços com uma estética surpreendente e super tecnológica”, conta Duran. Outra parada na capital francesa foi o Paris Motor Show. “Os stands das grandes marcas de carros mundiais também serviram de referência para essa experiência sensorial que queríamos na nova AvantGarde. Esses espaços não eram estáticos, contavam com a participação do cliente e estavam sempre em movimento”, completa Viana.
E o resultado é realmente inovador: um espaço onde as pessoas podem encontrar amigos e contatos profissionais, tomar um café, assistir a um filme com a família, ver uma exposição e, claro, comprar um carro espetacular. Ocupando um edifício de três andares de 6 mil m², a concept store se divide em três salões temáticos, com propostas e experiências distintas, e conta com sala de cinema, academia, piscina, restaurante, estúdio fotográfico, pista de teste, café, bar, espaço para exposições, feiras e desfiles e até uma sala de edição de vídeos profissionais, além de uma capacidade para expor, de uma só vez, até 100 veículos premium de marcas como Ferrari, Bentley, Jaguar, Porche e Maserati, que chegam a custar até R$ 3 milhões.
Uma nova era para a marca
A história da AvantGarde Motors traduz a trajetória de três empreendedores apaixonados por carros. Fernando Duran, Áureo Brandão e Rodrigo Freitas se conheceram profissionalmente por volta dos anos 2000 já no mercado automotivo. E decidiram empreender e também ajudar outros apaixonados por carros a realizarem seus sonhos. Assim, em 2004, abriram a primeira loja, já apostando no segmento de automóveis premium.
Em 2011 houve a segunda mudança de sede, para um local seis vezes maior, também projetado por Sérgio Viana. A mudança marcou o mercado nacional de automóveis de luxo e levou a uma mudança radical no posicionamento da AvantGarde, com resultados surpreendentes. A marca foi para além dos limites de Minas Gerais e passou a atender clientes de todo país. Hoje, 30% das vendas são feitas para outros estados, entre veículos seminovos – base do negócio – com opção de novos.
A nova sede abre uma nova era na empresa, que hoje é referência nacional na oferta e comercialização de carros grifados. Para conceituação e construção da concept store, os sócios levaram mais de três anos entre a escolha do lugar, na Av. Raja Gabaglia, em Belo Horizonte, e finalização do projeto, que tem sua inauguração prevista para o grande público até o final do ano. “Pensamos a nova AvantGarde para ser um ponto de encontro na cidade, tanto para os apaixonados e apaixonadas pelos carros de alto luxo, quanto para toda a família. Nossa ideia é proporcionar um espaço de entretenimento, mas que também possibilita encontros de negócios, promoção de eventos corporativos e, claro, a venda dos nossos carros premium”, assegura Duran.
Recursos interativos e “instagramáveis”
As atrações tecnológicas e sensoriais da loja são grandes atrativos para os amantes de carros e também para os apaixonados por redes sociais. O conceito de “instagramável” abrange elementos que foram colocados em um espaço com o objetivo de gerar experiências e render boas fotos. Pensando nisso, Duran explica que foram priorizadas algumas condições no projeto da loja-conceito para compor espaços inusitados, como corredores, escadas e banheiros. “São ambientes que ganharam uma estética especial, com ajustes de iluminação para garantir boas fotos, uso de elementos que certificam que as fotografias possam ser feitas em qualquer ângulo do ambiente e reforço das características do universo dos carros nas estruturas físicas do local”, destaca.
Nos lavabos, por exemplo, os visitantes encontram totens suspensos com quedas d’água que, por sua vez, transmitem imagens do universo automobilístico. As paredes são de granito escovado em texturas que lembram pneus de carros. Os espelhos são, na verdade, monitores de TV, e há sensores de presença nas torneiras. Ambientes são totalmente automatizados e tecnológicos para gerar experiência e despertar os sentidos. “Em um dos lavabos existe um sensor, projetado por nós, que conta com um visor atrás do espelho que orienta o usuário sobre onde estão localizados os sensores de água e sabão, sem necessidade de tocar em nada. Projetamos ele antes da Covid-19 e agora esse sistema faz mais sentido que nunca”, explica Viana.
Já a iluminação do espaço multiuso foi projetada para mudar os cenários por meio de cores diversas e projeções que criam temáticas de modo automatizado. As cores podem mudar tanto o interior da loja como a fachada, inclusive durante campanhas de saúde, como acontece no novembro azul, por exemplo. Ao longo do espaço são mais de 30 aparelhos para projeção, 20 telas montadas em vídeo wall e um grande painel de led curvo, que serve de cenário para projetar imagens junto aos veículos. Para o arquiteto, cada detalhe da loja é propício para fotografias. “Todas as escadas, por sua arquitetura, iluminação e texturas, são totalmente “instagramáveis”. A iluminação no salão circular, em tensoflex, e os fios de led formam um design inovador que favorece fotos. Apostamos também nos jardins verticais, que rendem boas fotografias. Os materiais usados, unidos à tecnologia e à iluminação, possibilitaram a criação dessa loja que é toda “instagramável”.
Três espaços, três experiências
A AvantGarde Concept Store é dividida em três salões temáticos: o circular e o triangular, localizados na entrada principal do empreendimento, e o underground, instalado no subsolo. Os 6.000 m² da empresa também contemplam áreas administrativa, técnica e de operação, além de espaços de entretenimento que incluem cinema e espaço gourmet. Para os colaboradores da loja, além de uma academia exclusiva, que conta com piscina de propulsão usada por atletas profissionais, estão disponíveis vestiário, sauna e refeitório. “Fizemos um retrofit no espaço já existente, trazendo modernidade e inovação através da arquitetura, e definimos esse conceito de tratar os três espaços da loja de maneiras distintas”, explica Viana.
O piso inferior – chamado de “underground” – foi pensado para receber lançamentos imobiliários, eventos esportivos, de moda, decoração, exposições, entre outros. Nele predomina o preto e foram criadas paredes verticais em drywall, com nichos que podem servir como suportes para exposições, sejam de carros ou de obras de arte. Outros dois detalhes chamam a atenção no espaço: uma pista para teste de ruídos, inspirada nos salões de automóveis da Europa, e uma cabine de pintura italiana, inédita no Brasil. Neste andar também está o estúdio fotográfico, com fundo infinito e iluminação preparada para produção de imagens de automóveis comercializados na AvantGarde e também para as produções de terceiros.
Já o salão circular é a “joia da loja”, segundo o arquiteto. Para dar leveza ao ambiente, as paredes e divisórias do espaço foram todas eliminadas. A escada helicoidal, que dá acesso ao mezanino, é envolvida por um painel perfurado, formando movimentos circulares em direção ao teto – de gesso, com detalhes que são valorizados pela iluminação. Já as luminárias de 5m de diâmetro destacam os automóveis do espaço. No mezanino, uma parede ripada dourada serve de fundo para o bar e faz jogo com o carpete vermelho. “Trouxemos essas referências para o espaço gastronômico das lojas-conceito da Champs-Élysées e dos stands do Paris Motor Show. Todos esses locais sempre contavam com um café ou bar no mezanino para os clientes”. Os móveis de estilo minimalista, assinados por Arthur Casa de Móveis América, completam o ambiente.
“Esse salão tem uma visibilidade enorme por ser circular e quisemos trabalhá-lo todo em tons de branco com detalhes em dourado – um “cristal limpo”, uma joia mesmo. Usamos um piso branco reflexivo, iluminação com projeções no teto e diversos recursos tecnológicos e de arquitetura que permitem que ele seja trabalhado com diversos tipos de layouts para receber as supermáquinas. É um salão mais sofisticado, fazendo o contraponto com os demais”.
O salão triangular, explica Viana, é um contraponto entre underground – onde predomina o preto -, e o branco do circular. “Ele é o limiar dos demais, por isso apostamos em gamas de cinza, preto e branco, unindo características dos demais espaços”. O local abriga a parte administrativa e de vendas da loja, e conta com um pé direito de 7,2m e vãos recortados para dar unidade ao espaço. Aqui, o design é voltado para os símbolos e formas do mundo automobilístico – como, por exemplo, o piso, que tem efeito de asfalto e a zebra, vermelha e branca, feita com um material chamado drenopav, que remete às pistas de corrida. “Esse piso drenante do interior da loja, que veio do interior de Minas Gerais, tem vocação para ser usado em área externa, mas decidimos ousar e usá-lo dentro de um salão de luxo de automóveis. E ele provoca uma sensação interessante: quando você pisa, a sensação é de estar pisando numa pista de corrida de verdade.”
“Foi um projeto desafiador e inovador. Quero provocar nos clientes essa experiência única”, conta o arquiteto, que espera que os visitantes vivam uma jornada dentro do espaço – que, além dos carros, a loja como um todo provoque sensações. “Queremos que a venda do carro seja uma feliz consequência da presença de nossos clientes na loja. É um lugar de encontros e bons momentos, com a família e os amigos”, finaliza Duran.