Levantamento realizado pela marca no ambiente digital destacou o interesse do consumidor em utilizar mais o item no preparo de receitas tradicionais, mas também com ousadia em sobremesas
Celebrado em 31 de agosto, o Dia do Bacon elevou seu status para uma data que vai além do consumo desta proteína. Sem dúvida, o item é saboroso e indulgente, sendo um dos defumados preferidos dos brasileiros e uma proteína que estimula a criatividade para se pensar em pratos completamente inesperados.
Estudo elaborado pela Perdigão no ambiente digital avalia menções em redes sociais no período de abril de 2022 a abril de 2023 e tem como objetivo levantar informações sobre o comportamento de consumo do bacon e suas formas de aplicação na culinária, preferências e em quais ocasiões é mais comum.
Durante o período analisado, foram identificadas 203.913 menções ao Bacon, sendo que 44% reforçam principalmente a sua aplicação na culinária, seja em receitas, reviews de pratos e desejos de consumo. Para realização do relatório foram utilizados o Radar Stilingue e pesquisas de desk research (Google Trends e Twitter).
A versatilidade e sabor marcante tornam o bacon uma proteína com muita personalidade e desafiadora. Sem dúvida é natural imaginá-lo presente em pratos diversos, desde a pizza, massa, feijoada, saladas, farofas, entre tantas outras. Mas é no outro lado da mesa que este produto tem se tornado um desafio para quem se arrisca na cozinha. Sorvete e brigadeiro de bacon são apenas algumas das opções que tem conquistado o paladar dos brasileiros.
“Sabe aquele ingrediente que você acrescenta em um molho para deixá-lo mais encorpado? Ou aquela pizza de muito queijo em busca de um ingrediente que a conecte com mais indulgencia? O bacon é este personagem, que ganha versatilidade em seu uso na culinária, desde um papel que se conecte com os demais sabores de um prato, como o molho carbonara, mas também pode assumir com muita ousadia e personalidade, um uso inesperado e de muita qualidade, como em sobremesas, ou entradas de uma refeição”, destaca Raphael Gonzales, gerente executivo de marketing da Perdigão.
A mostra também destacou a criatividade de uso deste produto tanto em pratos salgados, como doces, o que tem ganho mais atenção do público, como o brigadeiro de bacon, por exemplo. No entanto, no top 5, o brasileiro ainda é unanime em associar o item a batata frita, hamburguer, farofa, arroz e macarrão respectivamente.
O estudo faz parte da estratégia de campanha da marca para a celebração do Dia do Bacon. Desenvolvida pela Ampfy, a campanha ‘Perdigão vai Bacontudo’ conta com hub especial para receitas exclusivas com a iguaria, além de ativações em redes sociais.
“A partir das análises realizadas é possível observar que o uso do Bacon na culinária está relacionado a momentos de lazer, como idas a restaurantes, lanchonetes e datas comemorativas, onde há o maior uso do produto para preparação de pratos”, destaca o executivo.