Inovações incluem portal de notícias, análises e educação financeira, assistente de investimentos pelo Whatsapp e reformulação do app de Investimentos
O Banco do Brasil disponibiliza aos investidores uma nova plataforma com foco em tecnologia, inteligência analítica e informação para investir. As inovações incluem grandes mudanças no aplicativo Investimentos BB, tornando-o também apto a operar na nova fase do Open Finance, o uso de inteligência artificial (IA) na nova plataforma de assistente de investimentos pelo WhatsApp, e o InvesTalk, um Hub de conteúdos para investidores que conta com a curadoria dos especialistas do Banco do Brasil.
A nova plataforma de investimentos avança na experiência omnichannel para os investidores, ampliando o acesso à assessoria digital, humana, ou ambas, a depender de como o cliente prefere se relacionar naquele momento. O pacote de novidades vai transformar a maneira como os clientes investem com o Banco, com soluções que buscam facilitar o acesso do investidor à informação. “As novas soluções chegam para democratizar, ainda mais, o acesso a uma assessoria de investimentos confiável, transparente e de qualidade”, afirma Carla Nesi, vice-presidenta de Negócios de Varejo do BB.
Aplicativo aderente ao Open Investment
No aplicativo Investimentos BB, as mudanças passam por melhorias de interatividade, layout e funcionalidade que já vêm acontecendo nos últimos meses. Uma das novidades da nova versão do app é a aderência à nova fase do Open Finance, chamada de 4B ou Open Investment. Essa etapa prevê que os bancos possam consultar dados de poupança do cliente em outras instituições e, a partir de outubro, deverá permitir a consulta de outros produtos de investimento. O app também conta com um agregador de investimentos que permite que o cliente acesse aplicações que possui no BB e em outras instituições, incluindo ações, podendo acessar e gerenciar esses investimentos direto no aplicativo do banco.
“Com essa novidade, hoje o cliente que acessa o novo app Investimentos tem a opção de visualizar em um único lugar o saldo de todos os seus investimentos registrados na B3, de forma totalmente gratuita”, afirma Nesi.
Inteligência artificial para assessorar investimentos
Uma das principais novidades é o uso da inteligência artificial (IA) na plataforma Assistente BB no WhatsApp. Por meio da análise do perfil do investidor, objetivos do cliente e do extrato de suas aplicações, a funcionalidade terá a capacidade de recomendar produtos que condizem com o momento de vida do investidor, além de enviar lembretes como o vencimento de títulos de renda fixa e outros acontecimentos relevantes na carteira.
Com o uso de IA e Machine Learning (aprendizado de máquina), O BB avança na direção de uma assessoria cada vez mais hiperpersonalizada para os clientes. Segundo Carla Nesi, uso da tecnologia não irá substituir o atendimento humano, mas complementá-lo de acordo com a necessidade e perfil do cliente.
“Por mais que as soluções digitais venham para democratizar o acesso a assessoria e facilitar o dia a dia, sabemos que algumas vezes o humano é imprescindível. Por isso, os clientes têm acesso ao seu gerente ou a um especialista em investimentos também pelo WhatsApp ou pelo aplicativo Investimentos BB”, avalia Carla Nesi.
InvesTalk chega com intuito de democratizar informação e educação financeira para investir
Um dos pilares da nova plataforma de investimentos do BB é o InvesTalk, um hub de conteúdo que busca apoiar quem quer começar a investir mas acha que é complicado, ou para quem já entende de assunto e busca informações transparentes e confiáveis. O portal mescla as análises de mercado, economia e conteúdos de educação financeira produzidos pelos especialistas do BB, com notícias em tempo real e exclusivas fruto de parceria com o Broadcast.
O InvesTalk conta com uma cuidadosa curadoria para que os brasileiros se identifiquem, cada vez mais, com o mundo dos investimentos e possam, por meio dele, buscar a realização dos seus sonhos e objetivos. “Mais que um portal de informação, o InvesTalk é um portal de formação, e busca refletir o posicionamento do Banco do Brasil de que todo mundo pode ser investidor”, afirma Carla Nesi.