O banco mineiro vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, centralizada em tecnologia e pessoas
Com seus 80 anos recém completados, o banco que surgiu na cidade de Curvelo-MG, hoje é uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades pelo país. A instituição tem foco no público com 50+, que corresponde a 75% da sua carteira de clientes, que utilizam seus serviços de transações financeiras, empréstimos ou no pagamento dos benefícios do INSS – carro-chefe da nossa atuação.
Simples, próximo e completo. É com essas três características que o Banco Mercantil está redefinindo a comunicação com seus mais de 6,7 milhões de clientes. As novidades anunciadas no ano passado, como, a reformulação do aplicativo e a apresentação da assistente virtual “Mel”, ganhou mais um capítulo, com a nova comunicação visual e nomenclatura, evidenciando o seu propósito de oferecer aos seus clientes uma experiência única.
“O Banco Mercantil está passando por uma transformação significativa desde que mudou seu posicionamento estratégico e assumiu como missão ser o melhor ecossistema financeiro para o público 50+. Essa mudança veio acompanhada de um novo foco de atuação, de adaptações na carteira de crédito, nos nossos processos, nos produtos e nos canais digitais, e os resultados já demonstram a eficácia desse nosso esforço para nos adaptarmos às necessidades do mercado e dos clientes. Nesse processo, a escolha de uma nova marca para representar esse novo momento é um passo importante e fundamental. Trata-se de uma marca mais próxima, de fácil leitura e identificação, direta, com o potencial de conexão mais efetiva com o nosso público. Por meio desse processo será mais fácil demonstrar ao público 50+ que ainda somos o mesmo Banco, que busca satisfazer todas as suas necessidades, mas com ainda mais praticidade, simplicidade, dinamismo e descomplicado”. – comenta Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil.
Geração prateada
Em 2030, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil terá uma população superior a 50 milhões de pessoas acima dos 50 anos. É um público promissor para a economia e os negócios do país, que está saindo da invisibilidade, rompendo rótulos e velhos preconceitos e despertando a atenção das empresas.
E também, de acordo com o estudo Beyond Age da Kantar Ibope Media, de 2015 a 2022, a conexão do público entre 65 anos e 75 anos no Instagram teve alta de 4.937%. No YouTube, o aumento percentual chegou a 886% no período avaliado. Além disso, no WhatsApp e no Facebook, o salto na participação no ambiente digital dos 65+ foi de 707% e 255%, respectivamente. Os dados reafirmam a estratégia do banco, focado no público 50+.
Nova marca e símbolo
Com criação assinada pela agência de branding Kind, o Banco Mercantil do Brasil passa a se chamar apenas Banco Mercantil, a identidade visual do Banco ganhou um novo desenho para a marca, com a proposta de potencializar a história da instituição e ressignificar seu legado no mercado financeiro nacional.
Com o redesenho, o novo M vem da junção de duas setas – representando o banco e seus clientes – que seguem juntos, crescendo na mesma direção. Clientes que esperam mais da vida e do seu banco e agora também têm seus anseios representados na letra E da nova marca, que nasceu do símbolo +.
- Aplicativo
O Banco Mercantil lançou, ano passado, uma nova versão do APPMB, o aplicativo de serviços da instituição. O novo produto foi desenvolvido para oferecer mais facilidade de acesso e segurança, visando transformar a relação dos clientes com o banco e aumentar o volume de transações financeiras via app, que atualmente chegam a 40% do total de transações.
- Assistente virtual
Em 2022, com a reformulação do aplicativo, foi apresentada a assistente virtual “Mel” com objetivo de gerar interação com o usuário do app e solução de dúvidas.
Ainda na programação dos 80 anos, o Banco Mercantil lançou sua campanha institucional e um documentário. Confira abaixo: