A parceria durará três anos e tem investimento de mais de R$ 2 milhões
Bom Ar, marca de produtos para perfumação de ambientes da Reckitt Hygiene Comercial, anuncia uma parceria com o WWF-Brasil para colaborar na restauração de biomas brasileiros. O objetivo da parceria de três anos é contribuir para a restauração de áreas prioritárias do Cerrado e da Mata Atlântica, além de promover conscientização e engajamento pela proteção da natureza brasileira. Para isso, serão investidos cerca de R$ 2 milhões (£ 300 mil) até 2024 para fortalecer as iniciativas de restauração de atores locais, realizar o plantio de pelo menos 100 mil mudas em áreas degradadas, preservar nascentes de água, capacitar comunidades em técnicas de restauração, entre outras ações.
Os territórios de atuação foram definidos em parceria entre Bom Ar e WWF-Brasil por representarem prioridades urgentes para a preservação ambiental no Brasil. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta e mantém apenas 12,5% do seu território original. Possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, com 20 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais, e abriga 72% da população brasileira. Nesse bioma, o foco de atuação do projeto será a bacia do Rio Doce.
O Cerrado se destaca pela abundância de espécies endêmicas (que só existem no bioma), com 12.070 espécies de plantas nativas catalogadas e 251 espécies de mamíferos registradas. Sua importância também está relacionada aos serviços ecossistêmicos: o bioma armazena 13,7 bilhões de toneladas de CO2 e contém nascentes de 8 das doze bacias hidrográficas brasileiras.
Hoje, apenas 8% do Cerrado é oficialmente protegido – menos de 3% sob proteção integral. Nos últimos anos, o bioma continua sofrendo com o aumento do desmatamento – restam 56% da sua cobertura nativa. Segundo o sistema Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 3.774 km² foram desmatados no segundo maior bioma brasileiro entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2021 – um aumento de 25% em comparação ao mesmo período no ano passado.
Juntos, Bom Ar e WWF-Brasil irão apoiar iniciativas locais para a coleta de 4 mil toneladas de sementes na Chapada dos Veadeiros, no Cerrado que têm o potencial de gerar 730 mil mudas de 70 espécies nativas da região, como o pequi (Caryocar brasiliense), o baru (Dipteryx alata), a sucupira (Pterdon emarginatus) e a mutamba (Guazuma ulmifolia).
Além disso, Bom Ar e WWF-Brasil irão apoiar a produção de mais de 86.600 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e plantar pelo menos 100 mil mudas em áreas degradadas dos dois biomas, que incluem espécies como o ipê-roxo, uma das árvores mais queridas do Brasil.
Ao longo dos próximos três anos, Bom Ar e o WWF-Brasil também trabalharão juntos para proteger pelo menos 35 nascentes de água na Mata Atlântica. Por meio do projeto, espera-se ainda a criação de empregos, fomentando a economia local para 80 famílias do Cerrado.
Bom Ar também integrará a construção do programa de educação ambiental do WWF-Brasil “Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas”, que será lançado ainda em 2021 e reconhece a importância da comunidade escolar como ponto de partida para a mudança da relação da sociedade com a natureza. Serão 22 mil alunos de escolas públicas e particulares, de mil escolas brasileiras, envolvidos em iniciativas de educação ambiental até 2024.
A parceria também pretende fortalecer a conscientização sobre o tema com comunicação para público interno e externo por meio de campanhas de marketing e redes sociais. Bom Ar acredita que o primeiro passo para o bem-estar está na reconexão e regeneração da natureza. Por isso, vai utilizar suas plataformas para conectar seus consumidores com essa causa.
Propósito de marca
A parceria com o WWF-Brasil é o primeiro passo para o lançamento do propósito de marca de Bom Ar, de conectar as pessoas à natureza. Em 2021, a principal mensagem da campanha será Pequenos Passos que Podem Regenerar a Natureza, com objetivo de convidar os consumidores a darem pequenos passos em prol da natureza e trazê-la para suas vidas, a mensagem será difundida por meio de comunicação via canais proprietários, redes sociais e embaixadores da marca, incluindo a atriz Sheron Menezzes e micro influenciadores. O programa de propósito da marca será lançado no próximo dia 4 de outubro, Dia da Natureza.