A marca transforma sua maneira de fazer negócios e se torna positiva ao meio ambiente trabalhando com modelo 100% circular
Bonafont, marca de água mineral natural da Danone, anuncia seu compromisso de sustentabilidade até 2025, garantindo que nenhuma garrafa a mais acabe na natureza, uma grande mudança para o mercado e para o portfólio da marca.
O compromisso de sustentabilidade que Bonafont apresenta ao mercado tem três grandes pilares, sendo eles:
- Recolher e reciclar 100% do volume de plástico que coloca no mercado;
- Reduzir o uso de plástico virgem em seus produtos, alcançando 50% de Rpet (PET reciclado pós-consumo) em suas garrafas até 2025 e 100% até 2030;
- Incentivar o uso do seu portfólio retornável de galões, a linha Bonafont Re.torna, aumentando sua disponibilidade no estado de São Paulo.
Para alcançar o compromisso, desde janeiro deste ano, Bonafont já recolhe 100% do volume equivalente de plástico que coloca no mercado. Sua ambição é chegar a cerca de 1 bilhão de garrafas a menos até 2025, e para isso vem trabalhando em soluções para alcançar um modelo de negócio 100% circular.
“Nossa missão é levar a melhor solução de hidratação para os consumidores, porém, não podemos ignorar a realidade sensível que o plástico impõe ao nosso planeta, por isso, precisamos agir para o desenvolvimento consciente da categoria de água mineral e inspirar outras empresas. Para isso selecionamos alguns formatos específicos para carregarem a mensagem, mas Bonafont recolhe e recicla 100% do volume equivalente de plástico produzido, ou seja, todas as nossas garrafas, rótulos, tampa e outros componentes das embalagens”, comenta Ricardo Vasques, Presidente da Divisão de Águas no Brasil. “
O plástico é considerado um material seguro, mais leve e mais versátil para o envase de bebidas, por isso se tornou tão comum no mercado. Entretanto, o ciclo de vida do plástico sempre foi visto em um modelo linear de extração, transformação, consumo e descarte. Bonafont entende que deve fomentar que este sistema se torne circular, reduzindo a necessidade de matéria-prima virgem, colaborando com a cadeia para que as soluções sejam construídas em conjunto, oferecendo melhores opções para o consumidor e garantindo o processo de coleta e reciclagem. Dessa forma, o modelo linear de consumo do plástico transforma-se em um sistema circular, reduzindo o impacto no meio ambiente.
Lançamento de Garrafa sem Rótulo
Para celebrar este momento, a marca Bonafont também lança a Garrafa Manifesto (sem rótulo) em formato de 1L, 100% feita de outras embalagens da marca, cumpre com o objetivo de promover inovação, questionar os modelos atuais e comprovar que os desafios e a tecnologia são uma fonte incrível de soluções.
“Temos a intenção de que esta Garrafa Manifesto se torne um símbolo dos desafios que estão nos movendo e desperte um olhar para o consumo consciente, que pode ser um grande elo de toda a cadeia para promover a mudança sistêmica que precisamos percorrer”, destaca Erica Migales, Diretora de Marketing da divisão de Águas Danone Brasil.
A decisão de promover um ícone que materializa a ambição de onde a marca quer chegar, é resultado de grandes mudanças que foram necessárias para Bonafont evoluir na jornada de sustentabilidade que está só começando.