Mulheres formadas pelo programa participam da produção de vídeo e beat musical da campanha convidando mulheres a se tornarem protagonistas das próprias histórias e a se empoderarem por meio da beleza
O Empreendedoras da Beleza é um programa do Grupo Boticário que oferece capacitação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam sua autonomia financeira por meio de novas oportunidades no mercado da beleza. A companhia convidou o Instituto KondZilla, organização sem fins lucrativos que realiza ações de impacto social nas favelas, para juntos transformar vidas por meio da beleza e, assim, colaborarem com o empoderamento feminino. Agora, em seu 7° ciclo, serão disponibilizadas 100 mil vagas, com inscrições abertas até 30 de novembro, pelo site do projeto (https://empreendedorasdabelezagb.com.br/)
A parceria foi pensada para gerar identificação e proximidade com seu público-alvo: mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social. O novo ciclo do projeto traz a criação de um beat musical e a produção de um filme conceito, que explora o tema do poder feminino e as oportunidades que surgem com sua atuação no setor de beleza. O set de filmagem se transformou em um ambiente de prática e desenvolvimento profissional, envolvendo jovens aprendizes das periferias da Zona Leste de São Paulo e da Baixada Santista, capacitados em produções audiovisuais pelo Instituto KondZilla, além de contar com ex-alunas do Empreendedoras da Beleza que demonstraram as habilidades adquiridas nos cursos de maquiagem e penteado. O filme estará disponível nas redes sociais do Grupo Boticário e da KondZilla.
Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário, ressalta que a principal meta do programa é ampliar o impacto positivo na sociedade, e a parceria com o Instituto KondZilla reforça esse objetivo, com o propósito de transformar realidades a partir da capacitação profissional. “O programa Empreendedoras da Beleza nos dá muito orgulho, pois é uma das alavancas de atuação do Grupo Boticário para o desenvolvimento social. Ele contribui para a redução da desigualdade social através do empreendedorismo e da capacitação profissional, alinhado com os nossos Compromisso para 2030.” enfatiza Meyer.
“A parceria entre Instituto KondZilla e o Grupo Boticário nasce a partir de objetivos comuns de impacto social com foco em economia criativa, empreendedorismo e inclusão produtiva. Em 2024 lançamos o CRIA, um curso com linguagem KondZilla oferecido a milhares de mulheres empreendedoras da beleza, com foco em planejamento pessoal e profissional, no uso de tecnologias, nas competências de criação e no aprimoramento da presença digital dessas mulheres que estão no corre”, explica João Vitor Caires, Diretor Executivo do Instituto KondZilla.
Novo ciclo e novas oportunidades
O 7° ciclo do programa seguirá com ênfase na trilha CRIA, idealizada pelo time de ESG do Grupo Boticário em parceria com o Instituto Kondzilla, com materiais e capacitação que permitem o desenvolvimento completo da identidade de marca, para fomentar a equidade e abrir caminhos para que mulheres assumam a liderança no empreendedorismo por meio da criação de conteúdo.
Para Kárita Santos, ex-aluna formada pelo Empreendedoras da Beleza, a oportunidade de formação e capacitação profissional mudou completamente sua vida, proporcionando liberdade financeira. “Hoje atuo como maquiadora e cabeleireira graças ao Empreendedoras da Beleza. O projeto me permitiu expandir meus conhecimentos e não vou parar por aqui. Pretendo investir e ampliar o meu negócio. Neste novo ciclo do programa, vou me especializar em penteados.”
É possível mensurar o quanto o programa promove o impacto positivo na sociedade. Prova disso é que, segundo a pesquisa realizada em 2023 pelo DataCenso, 57% declararam que tiveram melhoria de renda a partir da aplicação dos conhecimentos dos cursos. Além disso, mais de 50% das mulheres participantes são negras (pretas e pardas).Com mais de 55 mil mulheres formadas em todo o Brasil, o programa continuará a oferecer os tradicionais cursos de beleza e empreendedorismo. Assim como na edição anterior, as participantes terão a possibilidade de optar por mais de uma formação. Além da trilha CRIA (Criação de conteúdo digital), o projeto inclui cursos como Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, Resgate Seu Orgulho (empoderamento feminino), Maquiagem e Pele, Vendas, Unhas, Alongamento de Unhas, Maquiagem Avançada e Penteados.