Ícone do site Marcas Mais

Britânia comemora 67 anos com grande participação feminina em sua força de trabalho

As mulheres representam 49% da equipe, sendo que ocupam 44% dos cargos de liderança na área administrativa

Presente em 98% dos lares brasileiros, a Britânia Eletrodomésticos comemora, em junho, seu aniversário de 67 anos. Com orgulho de ser uma das principais líderes de mercado nos segmentos de eletrodomésticos e eletroportáteis, levando ao consumidor final produtos com inovação, qualidade e praticidade, a empresa também é exemplo quando o assunto é valorização da força feminina de trabalho.

Na Britânia, a participação de mulheres no trabalho totaliza 49% dos seus colaboradores, o que equivale a 2.673 mulheres em um total de 5.400 colaboradores. O valor é 19% acima da média nacional, que está em 30% de mulheres. Quando o assunto são os cargos de lideranças, a mesma tendência é observada na Britânia: as mulheres ocupam atualmente 36% das posições de decisão na empresa, um valor 7% maior do que o observado em média nas indústrias brasileiras, que chega a 29%. O percentual chega a 15% maior na Britânia quando é considerada somente a área administrativa, que conta com 44% dos cargos de liderança sendo ocupados por mulheres na empresa.

Os dados foram retirados de uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com o Instituto FSB, divulgada em março de 2023, e confirmam que a Britânia segue no caminho certo no reconhecimento profissional das mulheres. “Para nós é muito importante ter diversidade dentro do ambiente de trabalho, pois são as visões diferentes de cada um que constroem a empresa como todo. A Britânia não possui rótulos, nós buscamos profissionais comprometidos e que queiram crescer conosco. Ficamos orgulhosos de ver todas essas mulheres à frente com muita determinação e profissionalismo”, comentou Leandro Esperança, gerente de Recursos Humanos da Britânia.

Uma das mulheres à frente da empresa é Cristiane Clausen, que é diretora geral da Britânia. Ela começou sua carreira na companhia há 23 anos, como supervisora de importação. Tendo notável atuação, atrelando comprometimento e grandes resultados, a diretora recebeu novos desafios, passando também pelo cargo de gerente de importação. Atualmente, ela é responsável pelas áreas de desenvolvimento de produtos, engenharia, qualidade, assistência técnica e produção (fábrica).

Segundo Cristiane, a liderança feminina tem um olhar mais sensível para as situações. “A mulher tem um olhar muito próprio, sabem o que é ideal para os seus times. Às vezes nos colocam como frágeis, mas os resultados que alcançamos são bem expressivos e afastam essa alcunha”.

A diretora também frisou o número crescente de mulheres na Britânia. “Um fator desafiador é que algumas mulheres ainda sofrem pressão para conseguir manter seus empregos e cuidar da casa e filhos. Apesar da dupla jornada estar presente na maior parte da vida das mulheres, a superação é constante fazendo com que encontremos caminhos para lidar com essa situação. No entanto, a Britânia é uma empresa que preza por ter em seu quadro de colaboradores essa diversidade, porque isso permite que tenhamos novos olhares e pontos de vista que tornam nosso dia a dia mais humano e mais real para o trabalho em equipe”, finalizou.

A Britânia também se orgulha por ter sido pioneira quando o assunto é inclusão feminina. Fundada em 1956, sob o nome de Metalúrgica Eletro Dínamo, que fabricava fogões, fogareiros e móveis metálicos, a empresa teve Thereza M. de B. Withers, como sua primeira diretora presidente. Em 1963, a empresa se expandiu e começou a sua linha de fabricação para o segmento de eletroportáteis, em especial com os ventiladores. A partir do amplo sucesso de vendas, a empresa decidiu mudar o seu nome para Britânia Eletrodomésticos.

Em constante evolução, a Britânia segue construindo uma trajetória inovadora e cercada por várias conquistas que cada vez mais solidificam a empresa e sua marca, permitindo um percurso de sucesso e de valorização das pessoas, dos seus parceiros e de todas as famílias brasileiras. Durante todo o mês de junho, a empresa celebra os 67 anos de seu ano de criação realizando a campanha “Transformando Casas em Lares”.

Sair da versão mobile