O programa de recompensa permite a recorrência nas operações da marca dentro de 90 dias
Nos últimos anos, o giftback, um programa de recompensa, se tornou popular entre os brasileiros. O serviço permite que ao realizar uma compra, o cliente tenha retorno de uma porcentagem do que foi gasto em crédito. Com objetivo de bonificar o consumidor e gerar recorrência em suas operações, a Calçados Bibi criou o giftback, que oferece 15% de retorno do total investido em uma próxima compra, considerando o resgate dentro do prazo estipulado. Com o programa, a empresa prevê um incremento de 15% a 20% nas vendas nas mais de 130 lojas da rede no Brasil.
A dinâmica do serviço da Bibi funciona da seguinte forma: o cliente que consumir em uma das lojas da bibi será beneficiado com giftback de 15% do montante gasto. Com um prazo de 90 dias, o consumidor pode utilizar o crédito para obter um desconto na próxima compra, sendo que o desconto é limitado até 30% e não é cumulativo com outras promoções. É importante ressaltar que a redução do valor aplicado em decorrência do giftback só é válida se for utilizada na mesma unidade que resultou o abatimento e a participação no programa de recompensas.
Para implantar o serviço nos pontos de venda, a rede fez um estudo de mercado com o intuito de entender o comportamento de consumo de calçado infantil no Brasil e, baseado nisso, foi identificada a oportunidade no negócio de aumentar a frequência de compra dos clientes da base, fazendo com que sua recorrência pudesse ser estimulada por incentivos de fidelização. Desse modo, foi traçado um segundo objetivo com o projeto, além de gerar incremento de receita, que é fazer com que 20% dos clientes retornem para uma nova compra no período de 90 dias. Além disso, com a implantação do programa, a Bibi amplia ainda mais seu escopo de serviços, aliando o giftback aos serviços de entrega expressa, Bibi em Casa, entre outros.
“Em um primeiro momento fizemos teste em algumas unidades para entender o que o consumidor buscava em um programa de recompensas. Com isso, conseguimos desenhar um projeto que fosse benéfico para o cliente e para o franqueado. Entendemos que é necessário criar recorrência para as lojas, permitindo que o faturamento delas mantivessem uma boa performance mês a mês. Por outro lado, sabemos que as crianças necessitam de novos calçados com regularidade, então oferecemos ao cliente uma bonificação que o fizessem voltar para comprar na Bibi, com o intuito de fidelizá-lo. Assim, surgiu o giftback”, finaliza Camila Kohlrausch, Diretora de Marca e Produto.