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Camesa completa 40 anos no segmento de moda casa brasileiro

Marca é uma das principais do setor têxtil, com extenso portfólio de artigos de cama, mesa, banho e decor

Fundada em 1980 por Ralf Hakim, com a parceria de Rahmo Shammah, a Camesa , apresenta um portfólio completo de produtos voltados ao segmento de cama, mesa e banho. Completando 40 anos de existência em 2020, a empresa se consolidou como uma das maiores do setor no mercado nacional.

“Começamos fabricando toalhas de mesa e colchas de renda. Hoje, possuímos mais de 2000 produtos em toda a linha, das mais diversas cores e estampas, divididos entre itens de cama, mesa, banho, decoração e limpeza”, comenta Alberto Hakim, diretor da marca.

Em 1990, a Camesa ampliou seu portfólio com lençóis, roupões, toalhas estampadas e panos de cozinha. Três anos depois, deu início à fabricação de lençóis de tecido plano e edredons. Em 2003, a marca expandiu seu espaço para estrear uma tecelagem para fabricar toalhas de banho. Em 2008, trouxe ao país a sofisticada linha Neo Clássico, que oferece itens confeccionados com material selecionado de primeira qualidade para um nicho de mercado mais exclusivo. Em 2017, implementou uma fábrica com maquinários especiais e de alta tecnologia para produção de travesseiros.

Ao longo de sua trajetória, investiu nas mais diversas e completas tendências de moda casa, trazendo ao Brasil produtos acessíveis a todos os públicos, e sempre visando melhorar e otimizar a qualidade de vida do consumidor. “O nosso catálogo disponibiliza itens que atendem às necessidades dos brasileiros, com tecnologias de última geração e materiais exclusivos para deixar a rotina da casa mais prática. Dentre eles lençóis, colchas, edredons, cobertores, toalhas e panos de cozinha. Além disso, possuímos várias outras linhas. A Camesa Baby, feito com o maior cuidado especialmente para os nossos clientes recém-chegados; a Hotel Selection, destinada ao mercado de hotelaria e hospitalidade; e a Panorama, um braço da empresa que comercializa matérias primas para o segmento”, informa.

Ao todo são 30 milhões de peças vendidas por ano, produzidas em um parque fabril de 30.000 metros quadrados, por 350 colaboradores diretos e 500 colaboradores indiretos. A fábrica e a tecelagem estão localizadas em Guarulhos (SP), e o principal centro de distribuição fica em Itajaí (SC).

Tecnologias

Com 50% da produção nacional e a outra metade oriunda do exterior, a Camesa foca em inovação, trazendo o que há de mais moderno para o consumidor brasileiro, como o travesseiro Neo Prime, que é desenvolvido com a tecnologia Ecopluma® e oferece total conforto sem a exploração animal, apenas reproduzindo a sensação da pluma de ganso. “Aliar tecnologia e inovação é um dos nossos principais objetivos. A missão é oferecer produtos de qualidade com o melhor custo benefício ao consumidor”, ressalta Alberto.

Entre as inovações, também estão a Nanosoft e a Maxidry, tecnologias exclusivas que utilizam nanopartículas capazes de penetrar no interior da fibra de algodão, resultando em toalhas com alto teor de maciez e maior capacidade de absorção. Outra novidade é a tecnologia SecaMais, que absorve mais de seis vezes o peso do produto em água, garantindo uma secagem ainda mais rápida.

Camesa Social

Com senso de responsabilidade social, a marca prioriza ainda o auxílio aos mais necessitados. “É uma coisa natural, que acompanha a Camesa desde a sua fundação. Possuímos uma grande lista de projetos sociais que são assistidos todos os anos. Internamente temos o INFINEAT , que coleta desperdícios de alimentos e realiza a distribuição a entidades pouco assistidas. O projeto atua junto a estabelecimentos como supermercados, hortifrútis, fábricas, entre outros, recolhendo qualquer alimento próprio para o consumo e levando para quem mais precisa”, complementa.

As doações são feitas tanto com produtos quanto monetariamente. “Semestralmente realizamos uma reunião com as pautas e instituições que iremos ajudar durante o ano. Os temas mais frequentes são educação, assistência social e assuntos religiosos”, finaliza.

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