Desempenho da Amazon durante a pandemia dá tranquilidade para a transição. Estudo mostra que marcas fortes se recuperam de crises 9 vezes mais rápido do que a média das marcas
A mais recente edição do ranking global BrandZ, da multinacional Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que elencou as 100 marcas mais valiosas de 2020, manteve em sua primeira colocação a Amazon e apontou que marcas fortes se recuperam de crises 9 vezes mais rápido do que a média. Isso dá tranquilidade em um momento de mudança de CEO – até o final de 2021 sai Jeff Bezos, entra Andy Jassy – e deixa importantes lições para outras empresas.
Além da gigante norte-americana, que atua principalmente no comércio eletrônico, streaming e inteligência artificial, o Top 5 contou com Apple, Microsoft, Google e Visa. Em comum, as quatro primeiras têm a oferta de facilidades online e offline, comodidade e conforto, itens que aumentaram o valor de suas marcas e os altos desempenhos em suas categorias. Também foram as que menos registraram perdas durante a crise sanitária.
Para ser uma marca vitoriosa, a Kantar aponta algumas variáveis importantes. Para começar, deve destacar-se igualmente por componentes emocionais e racionais, entre eles qualidade do produto, reputação corporativa e quão bem se engaja com seus clientes. A inovação também é incontestavelmente um motor de crescimento, e a criatividade é o traço mais valioso a ser exibido.
O vínculo com uma marca também depende diretamente de sua confiabilidade, consistência, resiliência e da intimidade que proporciona, além de um comportamento mais responsável em todos os setores, como uso de dados, sustentabilidade ambiental e posicionamentos sociais e econômicos justos.
Para completar, é necessário aprimorar seu marketing, criar um variado ecossistema de benefícios aos consumidores e oferecer soluções criativas que proporcionem mais praticidade.
O ranking BrandZ global de 2020 contou com a análise de 17.000 marcas de 512 categorias, presentes em 51 mercados ao redor do mundo, e entrevistas com mais de 3,8 milhões de consumidores. Trata-se da maior plataforma mundial de construção de marcas. A metodologia contempla critérios como valor financeiro, contribuição da marca e valor da marca. Juntas, as 100 marcas eleitas em 2020 valem US$ 5 trilhões, mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão.