Em 2022, o Futura completa 25 anos de compromisso com a educação, a cultura, a comunicação e a sociedade. O caminho trilhado pelo canal até aqui traz sua importância, em disponibilizar conteúdo de qualidade a todas e todos, com materiais produzidos por diversas pessoas do Brasil e do mundo, transmitidos por tv e web, com acesso gratuito.
Uma nova identidade visual
Com base na permanente inquietação diante dos desafios sociais que enfrentamos todos os dias, somada a um mundo que muda cada vez mais rapidamente, o canal apresenta o novo visual da sua marca.
Felipe Conrado, coordenador de Comunicação e Marca da Fundação Roberto Marinho, explicou os conceitos que sustentam este movimento do Canal: “O novo logotipo do Futura se consolida junto à integração de marcas e soluções da Fundação por meio de um sistema de identidade modular e flexível. Formada por círculos circunscritos, temos uma marca vibrante e conectada; viva e dinâmica”.
Uma representação gráfica que, ao mesmo tempo que se expande e amplifica, também agrupa e acolhe. Assim como nossa programação, que percorre diferentes territórios e brasilidades.
Campanha de 25 anos do Canal Futura
Para a campanha de lançamento da nova marca do Futura, foram convidadas 4 pessoas de diferentes estilos e trajetórias para um experimento imersivo: terem suas atividades cerebrais monitoradas enquanto assistiam ao Canal.
Para o planejamento da ação, foi feita uma pesquisa em relação à Arte Generativa – estilo artístico em que as obras são criadas em computadores, por meio de algoritmos, que tem no britânico Harold Cohen um de seus idealizadores.
A partir disso, a equipe responsável pela produção e pelo design gráficos da campanha criou combinações e movimentos que acompanhassem as conexões cerebrais dos participantes.
Andreia Maria tem 45 anos e é empreendedora, fazendo roupas infantis personalizadas. Como só foi registrada aos 12 anos de idade, teve seu início de vida escolar tardio. Para Andreia, a experiência mudou sua percepção sobre o Canal: “Hoje, vejo que o Futura é uma oportunidade para aquelas e aqueles que não tiveram a educação necessária na infância e, através das produções audiovisuais do Futura, têm chance de retomar seus processos de aprendizagem, mudando sua história”.
A trajetória de Jorge Pereira traz outros tons e experiências: após um período em situação de rua, Jorge conseguiu se dedicar aos estudos. Hoje, é professor de História e Sociologia na rede estadual de educação do Rio de Janeiro. “Educação é liberdade. Ela abriu um universo de possibilidades na minha vida”, disse Jorge, que ainda analisou o impacto do Futura na sociedade: “O Canal não é só mais uma ferramenta; é, sim, um potente instrumento de formação diferenciada na área da educação para os dias atuais”.
Para Caio Gonçalves, 22, a educação impactou sua vida em vários aspectos. Estudante de psicologia e atleta de tênis para cadeirantes, Caio destaca o papel da escola pública na formação de seu caráter como cidadão e pessoa com deficiência: “Fui descobrindo, através da educação, um mundo inclusivo, sociável e aberto a várias possibilidades, tanto de autoconhecimento, como também de oportunidades que recebi na minha vida”. Sobre o Futura, Caio nos disse o seguinte: “Representa uma voz para todas e todos aqueles que têm muito a falar sobre suas lutas e dificuldades.”
Wescla Vasconcelos, 25 anos, nasceu no sertão do Ceará e sofreu com preconceito e agressões durante sua infância, dentro e fora da escola, por ser uma mulher trans. Hoje, a atriz, pedagoga, produtora cultural e mestra pela Universidade Federal Fluminense trabalha na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e se sentiu estimulada pela experiência pensada para a celebração dos 25 anos do Futura: “As cores, o movimento, tudo aquilo me chamou muito a atenção e me deixou impressionada com o avanço das tecnologias”. O conteúdo do Futura provocou Wescla a refletir sobre os caminhos que trilhamos: “A educação é permanente na vida da gente. Não tem tempo pra acabar.”
O conhecimento é transformador
Desde seu nascimento, o Canal Futura tem vivido um permanentemente processo de transformação. Por meio de seus materiais, temáticas urgentes e importantes vêm dando o tom ao que vai para as telas da tv e da web nesses 25 anos: o cuidado com crianças e adolescentes, diferentes modelos de ensino, educação midiática e antirracista, juventudes, podcasts, videoaulas, diversas ações de mobilização em todo o país, divulgação de iniciativas parceiras em prol da educação, programação dedicada ao público infantil, conteúdo jornalístico multimídia, cursos livres de formação – tudo de fácil acesso e gratuito.