Nova fase da varejista, é apresentada em campanha; Inventividade, proximidade, brasilidade e diversidade são alguns dos elementos apresentados por meio do redesenho da marca
Vem cá. É com esse convite que a Casas Bahia lança seu novo posicionamento de marca. Com o mote “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”, a marca destaca que enxerga cada brasileiro como único e reforça o sentimento de estar presente na jornada do consumidor, seja pelo aplicativo, pelo site ou na loja física. A nova identidade visual nasce em alinhamento com a transformação em andamento pela companhia desde o ano passado e já pode ser vista no aplicativo que também conta com a implantação de novas funcionalidades.
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Elaborado em um formato de Design Sprint, conduzido pelo grupo de design de inovação Croma, um time de profissionais da Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia, e da agência Y&R, entre diretores, redatores, designers, makers e antropólogos, tiveram como ponto de partida os mantras praticados pela companhia: Gente no Centro, que reforça o empoderamento do consumidor em sua jornada com a marca; e a Cultura Digital com o redesenho de processos, além de um direcionamento voltado para o uso de dados na personalização e humanização no relacionamento de vendedores e clientes.
“As lojas da Casas Bahia sempre foram de todo o Brasil e estão de portas abertas para receber os brasileiros, de modo que todos se sintam em casa. A marca tem como valores e personalidade a brasilidade e suas traduções de ousadia, alegria, diversidade, leveza, inventividade e proximidade”, afirma Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo.
Como resultado, a nova marca apresenta a valorização da brasilidade. O conceito passa pelos atributos de conhecimento profundo de seus consumidores, da história da marca, confiança e identificação como referência de um local de experiência e tendência. “Esse novo posicionamento é também a tangibilização de toda a transformação que a companhia está passando e a materialização de todos os avanços que estamos trazendo no processo de compra para nossos consumidores”, reforça Sierra. Há um ano a Via Varejo deu início a um processo de turnaround com a chegada da nova gestão e, durante esse período, a empresa se reinventou e inovou trazendo diversas melhorias para a empresa.
No início da pandemia, a companhia acelerou ainda mais esse processo lançando serviços como o “Me Chama no Zap”, que digitalizou os vendedores das lojas físicas e humanizou a compra online. A empresa também realizou melhorias na plataforma de vendas, com o objetivo de otimizar a jornada do cliente dentro da loja, com a oferta de todos os produtos disponíveis no site da marca, incluindo itens de marketplace.
A campanha, transmitida no último domingo (26) em um bloco único no formato interprograma, entre o Domingão do Faustão e o Fantástico, na TV Globo, e simultaneamente em todas as emissoras abertas, contou com a participação da cantora Negra Li, interpretando a música da marca. O filme institucional com um minuto de duração traz elementos que mostram toda a diversidade do país e reforçam o reconhecimento da individualidade de cada brasileiro.
Com um plano de mídia robusto em digital, incluindo a adoção inédita pela marca do modelo Masthead TV – com uma exposição premium na posição superior da página inicial do YouTube ao ser visualizado pela TV – e forte presença no horário nobre das principais TVs abertas e fechadas.
Confira:
“Poder contribuir com a transformação de uma das marcas mais icônicas do Brasil gera uma motivação extraordinária em nós. Somos uma extensão do marketing da Casas Bahia com quem gostamos de construir histórias a quatro mãos. Reerguer a essência da marca ligada a brasilidade, empatia e acesso e ao mesmo tempo projetar ela para o futuro colocando a tecnologia a serviço das pessoas é um trabalho desafiador e gratificante. Agora queremos que essa narrativa se espalhe pelo Brasil todo e seja acolhida com felicidade e carinho na casa de cada brasileiro.” afirma David Laloum, CEO da Y&R Brasil.
Logotipo
O novo logotipo da Casas Bahia nasce da força do símbolo “B” – de Bahia e Brasil – que vem como elemento importante da comunicação, representando a casa nova e o universo inteiro da marca de forma simples e marcante.
A palavra “Casas” ganha destaque em negrito enquanto o elemento “Bahia” vem em uma tipografia mais leve. O desenho é simples, atemporal e flexível para todos os meios e formatos especialmente no digital.
“Inovação requer método e ousadia. Partindo da metanálise de dados somada ao design thinking, em uma semana foram cocriados novos brand key, marca, tagline, vídeo manifesto e várias aplicações que foram testadas com consumidores. O projeto é resultado da confiança mútua e de acreditar que fórmulas antigas não levarão a lugares diferentes. É uma oportunidade única fazer parte da transformação de uma marca ícone para os brasileiros”, afirma Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Novo aplicativo
Atualmente considerado um dos principais canais de vendas da marca Casas Bahia, atingindo um pico de acessos no mês de maio, a última atualização do aplicativo da marca trouxe além da mudança da identidade visual, novas funcionalidades com um menu personalizado em formato de atalho a fim de facilitar a visualização de informações relevantes em cada etapa da jornada de compra do usuário, além de ofertar produtos e serviços direcionados baseados em comportamentos.
As atualizações realizadas pelo time de tecnologia tiveram como foco a otimização da experiência de navegação e compra, o desempenho técnico e tempo de carregamento. O resultado é uma versão mais leve entre os aplicativos concorrentes, com somente 11mb no sistema Android e 60mb no iOS, e com mais opções de autoatendimento para o usuário. As páginas de produtos também passaram por ajustes com o objetivo de reduzir a fricção na busca pelas principais informações e descritivo dos itens. As notas e avaliações dos produtos também foram evidenciadas para um acesso mais rápido e ágil.
Até o final de agosto, mais melhorias serão implantadas na plataforma e no site. Entre elas, a redução de etapas de checkout de 10 para 6 passos, ajustes nos filtros de busca e assistência automática de compras e comparação entre produtos similares, além de uma central de notificações, para o consumidor não perder nenhuma oferta, e fácil acesso para trocas e devoluções.
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