A primeira edição da CES totalmente digital fez história como o maior evento de tecnologia digital. Propriedade e produzida pela Consumer Technology Association (CTA), a CES 2021, trouxe quase 2.000 empresas que revelaram inovação de última geração, de lançamentos de produtos de startups até gigantes da tecnologia, palestras de líderes globais da indústria, entretenimento ao vivo de Hollywood e mais de 100 horas de programação de conferências.
“O CES 2021 totalmente digital envolveu a comunidade de tecnologia global para experimentar inovação, fazer conexões e conduzir negócios”, disse Gary Shapiro, presidente e CEO da CTA. “O CES mostrou como a pandemia acelerou o arco de inovação e ilustrou a resiliência e o espírito inovador de nossa indústria. Das mais recentes inovações para casa e entretenimento, e avanços em 5G, tecnologia de veículos, IA e saúde digital, as tecnologias na CES 2021 abrirão o caminho para um amanhã mais brilhante. ”
O CES 2021 começou em 11 de janeiro com o Media Day, apresentando 19 conferências de imprensa com empresas como Bosch, Canon, Caterpillar, Hisense, Intel, LG Electronics, Mercedes-Benz, Panasonic, Samsung Electronics e as notícias de última hora e produtos de lançamento da Sony. As tendências do Media Day focaram em “casa” com inovação que personaliza trabalho, saúde e entretenimento em casa, bem como avanços em transporte e mobilidade.
Quase 2.000 empresas lançaram produtos durante a CES 2021 totalmente digital, incluindo quase 700 startups de 37 países. As empresas expositoras incluíram gigantes da tecnologia, como Intel, LG Electronics, Panasonic, Samsung Electronics e Sony, bem como empresas de tecnologia não tradicionais, de AARP a Bridgestone, Caterpillar, Indy Autonomous Challenge, John Deere, L’Oréal, Moen e Procter & Gamble. As novas empresas expondo na CES 2021 incluem ASUS, BioIntelliSense, Bose, Sono Motors e Volvo Penta.
“A indústria se reuniu digitalmente na CES 2021. Este foi um meio para as empresas fazerem anúncios, lançar produtos e se conectar com seu público”, disse Karen Chupka, vice-presidente executiva da CES. “O formato totalmente digital trouxe novas vozes para a conversa sobre tecnologia.”
Resumo dos principais anúncios
Os líderes da indústria subiram ao estágio de apresentação totalmente digital da CES para fazer anúncios importantes, incluindo:
- Verizon: Hans Vestberg, presidente e CEO da Verizon, demonstrou a experiência 5G envolvente em esportes, educação, comunidades conectadas e música ao vivo, e anunciou parcerias com a NFL, UPS, Live Nation Clubs e Theatres, The Met e Smithsonian.
- General Motors: Mary Barra, presidente e CEO da General Motors (GM), lançou novas linhas de produtos da GM, incluindo o Cadillac eVTOL, um táxi aéreo conceito; e uma nova unidade de negócios dedicada a eletrificar o mercado de entrega de mercadorias.
- AMD: Dra. Lisa Su, presidente e CEO da AMD, revelou os novos processadores móveis da série Ryzen 5000 com duas categorias – a série H, para laptops destinados a jogos e criação de conteúdo, e a série U, para notebooks ultraportáteis.
- Best Buy: Corie Barry, CEO da Best Buy, compartilhou como a empresa mudou durante a pandemia e colocou o cliente no controle das compras, seja de casa, na calçada ou pessoalmente.
- Futuro Reimaginado: Michael Miebach, CEO da Mastercard, e Julie Sweet, CEO da Accenture, previram as tendências de tecnologia que esperam ver na próxima década.
- Walmart: Doug McMillon, CEO do Walmart, discutiu as maneiras como 5G, IA e robótica mudarão os negócios; como o Walmart trabalhou para manter os funcionários saudáveis e os clientes satisfeitos; e o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão.
- Microsoft: Brad Smith, presidente da Microsoft, deu sua visão sobre como garantir a segurança cibernética e a proteção da privacidade do cliente e discutiu a responsabilidade da indústria de tecnologia de exercer nossa consciência.
- Entertainment Transformed: Michael Kassan, presidente e CEO da MediaLink, e Ann Sarnoff, presidente e CEO da WarnerMedia Studios and Networks Group, descreveram a indústria de entretenimento em constante evolução e como será a indústria em um mundo pós-pandêmico. Maverick Carter, CEO da The Springhill Co .; Adrienne Lofton, VP, Marketing da América do Norte, NIKE; e Deborah Wahl, CMO global da General Motors, discutiram como os profissionais de marketing e marcas estão se ajustando e criando no cenário atual.
Principais temas da CES 2021
A CES 2021 totalmente digital apresentou inovações revolucionárias que irão melhorar nosso mundo, da saúde à segurança, sustentabilidade e acessibilidade.
- Inovação tecnológica acelerada por COVID-19
- As empresas de tecnologia inovaram durante a pandemia, com empresas na CES 2021 apresentando máscaras inteligentes, robôs desinfetantes, sensores corporais que detectam sintomas COVID-19 e sistemas inteligentes de filtragem de ar.
- Privacidade e confiança do consumidor
- Os chefes de privacidade da Amazon, Google e Twitter discutiram novas regulamentações de privacidade e a necessidade de aumentar a confiança do consumidor, afirmando que as empresas de tecnologia devem dar aos usuários mais controle sobre seus dados.
- Desafio Tecnológico Global
- O Global Tech Challenge, lançado na CES 2020, em parceria com o Banco Mundial e CTA, recompensa soluções de tecnologia em três áreas: saúde digital na África Oriental, resiliência na Índia e igualdade de gênero em todo o mundo. Os vencedores selecionados foram anunciados esta semana a partir de mais de 1000 inscrições, com três vencedores selecionados para igualdade de gênero, 10 para resiliência e 17 para saúde digital.
- Space Tech
- A NASA se juntou a líderes da Lockheed Martin e do Space Tango para discutir o papel da tecnologia na aceleração da pesquisa espacial e descobertas que irão beneficiar toda a humanidade.
Programa de conferências e eventos especiais
O programa de conferências do CES apresentou mais de 100 horas de programação. As sessões cobriram tópicos urgentes, incluindo privacidade, o futuro da IA e da saúde, transporte autônomo, tendências no varejo e política de tecnologia.
O futuro do entretenimento foi reinventado no CES 2021, com um evento especial apresentando Ryan Seacrest e as estrelas da música Billie Eilish e Dua Lipa, enquanto discutiam como a tecnologia permitiu a criação de uma nova experiência envolvente para os fãs.
Compromisso com a Diversidade
O CTA continuou seu compromisso de promover a diversidade em tecnologia com seu mais recente investimento, anunciando um investimento no fundo de capital de risco Plum Alley. Isso é parte de seu compromisso de US $10 milhões com empresas de risco e fundos que investem em mulheres, pessoas de cor e outros empreendedores sub-representados.
Líderes governamentais no CES 2021
Líderes governamentais e formuladores de políticas dos Estados Unidos e de todo o mundo participaram da CES 2021 totalmente digital, compartilhando sua visão sobre o futuro da inovação. Os formuladores de políticas incluíam o Diretor Indicado do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos para a nova administração de Biden, Brian Dreese ; Ministro de Estado da Transição Digital e Comunicações Eletrônicas da França, Cédric O; Secretária de Estado para Assuntos Econômicos e Política Climática da Holanda, Mona Keijzer; e a Ministra dos Transportes do Reino Unido, Rachel McLean.
Alcance Global da CES 2021
A CES 2021 foi realmente um evento global, com participantes de mais de 150 países e mais de 1300 expositores vindos de fora dos Estados Unidos, incluindo mais de 530 startups internacionais. Os organizadores de grupos de países trouxeram grandes delegações de expositores, incluindo Canadá, França, Israel, Itália, Japão e Coréia do Sul. CES 2021 apresentou startups da Nigéria e da Rússia pela primeira vez.
A CES 2022 será realizada presencialmente em Las Vegas e digitalmente, de 5 a 8 de janeiro de 2022.