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Coke Studio, The Town 2023

Com a participação da Braskem, Heineken, Natura, Rock World, Roberta Medina, além de ambientalistas, o encontro discutiu como grandes festivais podem ser exemplos de boas práticas sustentáveis

Música, marcas e sustentabilidade! Esse é um trio que não pode faltar em nenhum festival. Por isso, a Coca-Cola, refrigerante oficial do The Town 2023, chegou ao maior festival de música, cultura e arte de São Paulo com uma agenda recheada de experiências e ações especiais. Nesta terça-feira (05), o espaço Coke Studio recebeu uma roda de conversa colaborativa sobre sustentabilidade. O objetivo foi promover a troca experiências, debater aprendizados, trazer dados relevantes sobre ações de ESG em eventos e gerar sugestões e soluções práticas para tornar os grandes festivais cada vez mais sustentáveis. O encontro reuniu a Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil, Katielle Haffner, a vice-presidente executiva do festival Roberta Medina e as empresas Braskem, Heineken, Natura e Rock World, além de especialistas em sustentabilidade e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo, Aline Cardoso.

Na abertura do evento, Katielle Haffner e Roberta Medina analisaram os objetivos do festival, apontando os desafios e oportunidade para gerar mudanças de comportamento do público e, ainda, promover engajamento na agenda 2030, do plano global para o Desenvolvimento Sustentável.

“Ao apoiar, patrocinar e levar medidas sustentáveis para grandes eventos como o The Town, não apenas reforçamos nosso compromisso com a sociedade e meio ambiente, como também temos oportunidade de educar e incentivar os consumidores a seguir o mesmo caminho. Esta é uma agenda onde não há e nunca deve existir concorrência, devemos estar juntos de olho em um bem comum. Por isso é tão importante esse encontro, onde reunimos todos os diferentes olhares sobre evento”, comentou Katielle Haffner.

Para Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World, é papel de cada indivíduo, de cada empresa, de qualquer um que viva em sociedade ser um agente ativo na construção de um mundo melhor. “Está no DNA da Rock World a crença de que nossos negócios só vão bem se nossas cidades estiverem bem e o compromisso de fazer parte ativa da construção e comunicação de soluções para melhorar a qualidade de vida, para todos, neste mundo em que vivemos. Usamos a força da música e do entretenimento para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade”, afirma. “Exemplos disso são o projeto Favela 3D, na Favela do Haiti, e a nossa megaoperação dos copos reutilizáveis no The Town, que já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo quando se fala de sustentabilidade em eventos. Ainda assim, os próximos passos são cada vez somar mais forças com toda a indústria para desenvolvermos soluções coletivas para o setor da música, do entretenimento e da cultura”, diz.

A programação do evento contou com uma “Jornada de Aprendizagem”, mediada por Patrícia Ellen, Presidente da Optum no Brasil (empresa de tecnologia de serviços de saúde e inovação), com participação de Katielle Haffner, representante da Coca-Cola; Leticia Muniz, coordenadora de sustentabilidade Rock in Rio e The Town; Ana Laura SivierI, Diretora Global de Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem e Eliane dos Santos, Gerente de Sustentabilidade Brasil da Natura, que compartilharam dados relevantes sobre uma ação realizada em conjunto no Rock in Rio.

A Coca-Cola, a Heineken, a Braskem e a Natura se uniram no Rock in Rio para reciclagem de 2,3 milhões de copos plásticos utilizados nos sete dias do festival, que somaram 13 toneladas de resíduos capturados. O material recolhido na Cidade do Rock foi transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de 2 milhões de embalagens de desodorantes corporais da marca Natura Kaiak, que evitaram 21 toneladas de CO² na atmosfera. Com a ação, foram triplicados os números de embalagens produzidas a partir desses resíduos em comparação à edição anterior do festival, em 2019, quando essa parceria com o Rock In Rio foi realizada pela primeira vez. Para Eliane dos Santos, gerente de sustentabilidade Brasil da Natura, “a parceria reforça o compromisso da empresa com a economia circular e com um mundo com Mais Beleza, Menos Lixo, causa que permeia as ações da Natura em prol da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Fazer parte de uma iniciativa conectada com marcas tão potentes e com o mesmo propósito nos permite ampliar ainda mais a urgência desse diálogo, garantindo a reflexão individual e coletiva de que o lixo não é um fim, mas um novo começo”.

Segundo Leticia Muniz, essa operação contou com meses de preparação e conversas entre os envolvidos. “Tínhamos coleta e reciclagem já estabelecidas com a companhia de limpeza urbana da cidade, mas nessa parceria com as marcas decidimos incluir três cooperativas, indicadas pelas marcas parceiras, com 80 pessoas trabalhando diariamente na seleção de 350 toneladas de resíduos geradas no evento, sendo 50 toneladas por dia e apenas 30 toneladas passives de reciclagem. Com as marcas engajamos o público na separação correta com 4 pontos, da Braskem, de entregas voluntárias de resíduos sendo trocados por brindes, cada ponto contava com caminhões dedicados para entrega nas cooperativas. Com esse projeto conseguimos ajudar as cooperativas a comercializar estes materiais e evitar que ficassem encalhados ou fossem parar em aterros sanitários”, comentou.

No painel: “Expandindo perspectivas e ampliando a geração de impacto”, mediado por Denise Chaer, os ambientalistas Kamila Camilo, João Amaral e Malu Ribeiro trouxeram perspectivas complementares que adicionam outras camadas de compreensão sobre o impacto positivo das iniciativas apresentadas pelas marcas em cooperação, a partir dos seus conhecimentos e dos seus papeis sociais.

E para finalizar, o público presente foi convidado a participar do “World Café”, trazendo insights, sugestões e soluções sobre ações práticas que os festivais de música podem adotar para apoiar cada vez mais mudanças positivas de comportamento de consumo na sociedade e quais indicadores podem ser utilizados para avaliação destas mudanças. As opiniões e ideias serão transformadas em um documento que vai guiar as marcas em suas próximas tomadas de decisões.

Copos retornáveis deixam de gerar toneladas de resíduos no festival

Durante o festival, a Coca-Cola Brasil reforça uma ação da Braskem que promove uma agenda de sustentabilidade incentivando o uso de copos reutilizáveis. O objetivo é que as pessoas utilizem o mesmo copo durante todo o evento e, para incentivar o consumo consciente e gerar engajamento do público, serão oferecidos brindes e higienização gratuita dos objetos.

Para isso, na compra da primeira bebida, o consumidor deverá atrelar o número do copo ao seu CPF, por meio de um APP cujo acesso será pelo QR Code impresso no próprio copo. Depois disso, a cada uma hora, o consumidor pode voltar ao estande Braskem e girar uma roleta eletrônica para ganhar prêmios exclusivos. Dentre os brindes oferecidos por Coca-Cola estão necessaire e pulseira ao exclusivo rooftop de Schweppes.

“Acreditamos no engajamento do público nessas ações de ESG. O uso do copo reutilizável tem como propósito deixar gerar toneladas de itens descartáveis considerando os cinco dias de evento. Nós, com outras grandes marcas, estamos intensificando nossa preocupação com o meio ambiente inclusive durante os momentos de lazer, reafirmando o nosso compromisso com o futuro do planeta”, complementa Katielle.

Além disso, quem levar resíduos plásticos para as estações de coleta da Braskem espalhadas por alguns espaços do festival acumula pontos e pode ganhar mochilas exclusivas Coca-Cola.

“Queremos fazer parte do processo de mudança de hábitos na sociedade a partir da educação ambiental. A nossa participação no The Town tangibiliza este propósito com uma atividade prática e lúdica capaz de engajar os consumidores do festival, tanto com relação ao descarte adequado do plástico, como também na reutilização dos copos. Esperamos que esse exercício ajude as pessoas a criarem novos hábitos conscientes. É um trabalho de dentro do festival para fora, para o dia a dia das pessoas, e que terá muita importância para a construção de um futuro mais sustentável” explica Ana Laura SivierI, CMO da Braskem.

Mundo sem Resíduos 

Em todos os eventos em que a The Coca-Cola Company participa, a marca reforça seu compromisso com seus consumidores de, até 2030, dar o destino correto a todas as suas embalagens colocadas no mercado e promover a economia circular. A visão Mundo Sem Resíduos, iniciativa global da The Coca-Cola Company, aborda questões relacionadas à gestão de resíduos, reciclagem e sustentabilidade ambiental e ainda tem, dentre suas metas, a expansão dos produtos recicláveis para todas as embalagens e a incorporação de pelo menos 25% de material reciclado nas embalagens PET da companhia até 2025.

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