Soluções de IA estão presentes no dia a dia dos mais de 90 mil colaboradores da Companhia, desde o processo seletivo e admissão, até no relacionamento com o RH. Saiba mais
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, vem avançando cada vez mais na jornada de Transformação Digital. Somente em 2022, 52 novos projetos de tecnologia foram implementados para tornar toda a cadeia produtiva mais ágil e eficiente, desde a aquisição de grãos até o relacionamento com o consumidor final. Dentro dessa jornada, a empresa também tem usado a inteligência artificial para tornar o dia a dia dos colaboradores ainda mais simples.
A jornada com a IA começa logo no Processo Seletivo, em que os candidatos são atendidos pelo Theo, um chatbot via WhatsApp que funciona 24 horas por dia e traz informações sobre as oportunidades abertas na Companhia, esclarece dúvidas e apoia na inscrição das vagas disponíveis. A novidade foi lançada em março e já conta com 43 mil mensagens recebidas.
Após aceitar a proposta, o profissional entra no processo de contratação. Para tornar essa etapa menos burocrática, sem necessidade de imprimir documentos ou ter um prontuário físico, a BRF adotou o processo de Admissão Digital, em que todo esse fluxo acontece de forma eletrônica, desde o envio dos dados cadastrais até a assinatura do contrato.
Durante todo esse período, o colaborador recebe notificações de boas-vindas e mensagens de atualização do processo, e o gestor já consegue confirmar a data de início do novo integrante da equipe, o número de matrícula e o Guia de Onboarding. Somente em março, 3400 novas admissões foram realizadas nesse fluxo, totalizando 45 mil admissões concluídas desde o lançamento da ferramenta. Thiago Pereira, Diretor de Processos Globais de RH, comenta o ganho que a digitalização do processo trouxe para a BRF “essa simplicidade e agilidade que IA confere aos processos contribui com a experiência positiva para o colaborador, inclusive, aprimorando a percepção de valorização da Jornada Digital. Essa mentalidade ajuda muito para que, antes mesmo do primeiro dia, a pessoa entre em contato com a Cultura de inovação que nós temos na BRF”.
Após ingressar na Companhia, os profissionais têm acesso à Flor do RH, uma inteligência artificial e machine learning que consegue tirar dúvidas sobre 1075 temas mapeados relacionados aos benefícios, pagamentos e processos internos. O chatbot realiza uma média de 115 mil atendimentos por mês, e funciona 24 horas por dia. “A BRF conta com 90 mil colaboradores espalhados pelo mundo todo. Ter uma plataforma disponível para atender esses profissionais de forma ágil e eficiente é essencial e aproximou os profissionais do time de Recursos Humanos”, afirma Thiago.
Para Antonio Cesco, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital da empresa, as novas soluções também ajudam a priorizar funções que precisam de um olhar mais sensível: “o uso da Inteligência Artificial facilita a rotina dos nossos profissionais, permitindo que eles foquem em tarefas que realmente precisam do olhar estratégico. Oferecer uma experiência digital humanizada logo nos primeiros dias de empresa fortalece ainda mais a cultura de inovação, eficiência e cuidado da BRF”, finaliza ele.