Ícone do site Marcas Mais

Como a Storytel tem se destacado no mercado de audiobooks no Brasil

Empresa global em serviço de streaming de audiobooks está aproveitando o período de alta do mercado e se destacando com grandes lançamentos voltados aos millennials

Ao ler um livro, estimulamos a nossa imaginação e ao ouvir um livro é como se pudéssemos entrar na história, contada através do narrador. O mercado de audiobooks (audiolivro) vem se expandindo cada vez mais, especialmente no período de isolamento social que estamos vivendo. 

Nesse mercado está a Storytel, uma das líderes globais em serviço de streaming de audiobooks e também, e-books (livros digitais), presente em mais de 20 países. A plataforma chegou no Brasil em 2019 e conta globalmente com mais de 500.000 títulos em 27 idiomas e mais de 1,5 milhão de assinantes. Ao compararmos o consumo de março de 2021 em relação ao mesmo período no ano passado, a empresa atingiu um crescimento de 7 vezes, sendo o gênero fantasia o mais consumido.

O Marcas Mais conversou com André Palme, Country Manager da marca Storytel no Brasil. Confira:

Qual é o perfil do consumidor de audiobooks no Brasil? E como a Storytel está fazendo para se comunicar com ele?

O público de audiobooks – nosso principal formato – é relativamente novo. Temos uma audiência majoritariamente jovem entre 25-45 anos e bem equilibrada entre homens e mulheres.

Para conversar com esse público usamos muito os canais online, como as redes sociais, as mídias de publicidade online e também parceiros e influenciadores. Também temos um contato constante com nossos assinantes através dos nossos canais internos de comunicação, onde frequentemente todos ficam sabendo dos títulos mais recentes, novidades do app e tudo sobre o universo Storytel. 

Como o período de isolamento está contribuindo para fomentar os streamings de áudio no país?

O período de isolamento forçou a busca de conteúdo dentro de casa e nesse sentido os streamings e a internet acabaram sendo um caminho natural para muita gente. No caso do áudio, temos a vantagem de que é possível consumi-lo enquanto se faz outra coisa, como arrumar a casa ou fazer um exercício, por exemplo. As pessoas estão descobrindo que existe uma terceira possibilidade de consumo de conteúdo, além da música e do vídeo.  

Quais os próximos lançamentos da empresa?

Na Storytel temos trabalhado bastante com conteúdos de ficção e fantasia, principalmente com a saga Harry Potter e com parceiros como o Jovem Nerd, por exemplo. O público de romance erótico também é bastante significativo, com bastante consumo de autoras como Nana Pavoulih.

Sair da versão mobile