Ícone do site Marcas Mais

Condor comemora 93 anos com aposta em novos mercados

Setor de Perfumaria e Farmácia cresceu 40% no primeiro semestre de 2022;

Distribuidores, Atacado e Atacarejo aumentam 30% no mesmo período

Ao completar 93 anos no mês de julho, a Condor – empresa nacional e líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura — comemora sua expansão em novos mercados. A companhia fechou o primeiro semestre de 2022 com crescimento expressivo em alguns setores. Nas Perfumarias e Farmácias, por exemplo, a alta foi de 40% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado positivo confirma a tendência de elevação registrada em 2021, quando as vendas no chamado canal “perfarma” aumentaram 46% no acumulado do ano. Outro avanço ocorreu no Canal de Distribuidores, Atacado e Atacarejo: salto de 30% no acumulado de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Os dois setores puxaram o faturamento da Condor no primeiro semestre de 2022, assim como a performance da categoria de Higiene Bucal, especificamente. Destaque para o Estado de São Paulo, que registrou ampliação de 20% no consumo de itens dessa categoria e outras como, Limpeza e Beleza no mesmo período.

“Há quase um século, a Condor mantém o compromisso de fazer melhor a cada dia, sempre inovando e desenvolvendo produtos que atendam o desejo dos consumidores. Com essa filosofia de trabalho, a marca alcançou a liderança em vários negócios em que atua e está presente na maioria dos lares brasileiros”, afirma Alexandre Wiggers, diretor presidente da Condor.

Para o crescimento sustentável, a empresa mantém o plano de fortalecimento de sua presença nos canais de e-commerce. Os produtos da Condor estão nos principais marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Compre Agora. Além disso, possui mais de 100 mil pontos físicos de vendas por todo o Brasil.

A Condor tem a maior fábrica de escovas da América Latina, gera cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos e possui três centros de distribuição, dois em São Bento do Sul (SC) e um em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Expansão contínua de portfólio

Além do investimento na distribuição, a Condor aposta na evolução contínua de seu portfólio. A empresa catarinense programou mais de 50 lançamentos de produtos até o final de 2022, entre eles, as escovas das linhas infantis de Higiene Bucal e Beleza com licenciamento da Pixar, franquia da The Walt Disney Company. O investimento em personagens licenciados também inclui outras linhas.

Outro destaque é a vassoura V35 Edição Especial Femama, lançamento que simboliza os 10 anos da parceria de combate ao câncer de mama feita entre a Condor e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

Já a divisão de Pincéis cresceu 30% em 2021 e lançou mais de 100 novos itens nos últimos meses. Entre as novidades está a linha de trinchas Eco Liga, que garante fino acabamento e maior rendimento das tintas. As novas trinchas vêm com cabo ecológico, produzido a partir da combinação de plástico reciclado e pó de madeira.

Futuro

Apesar das incertezas com relação ao mercado, devido ao cenário político e econômico de 2022, as perspectivas para este ano são positivas. A companhia deve manter o ritmo de crescimento do faturamento, embora a escalada de custos de insumos e os altos custos logísticos sejam os grandes desafios. “A pressão de custos tem afetado o nosso setor. Todo o nosso trabalho de gestão hoje está focado em equilibrar esses custos, para impactarem o menos possível no bolso do consumidor”, explica o presidente da Condor.

Como em toda a indústria, para ter esse equilíbrio também é preciso de escala de produção. No caso da Condor, ela começará a ter retorno este ano dos investimentos em máquinas realizados em 2021. A ampliação da capacidade produtiva pode chegar a 100% em algumas linhas de produtos, o que abre oportunidade para aumentar ainda mais a capilaridade da marca nos mercados nacional e internacional.

Responsabilidade social

A Condor tem como um de seus pilares de gestão o investimento contínuo em ações de responsabilidade social. Todos os anos, a marca impacta milhares de pessoas, de forma direta ou indireta, por meio de doações e atividades voltadas para a área de desenvolvimento infantil e educação.

A empresa passou a apoiar o Bazar da ONG Gerando Falcões, entidade que desenvolve os jovens da periferia por meio da capacitação profissional e da integração social. O bazar da ONG tem como propósito levar o acesso a bens de consumo para a população de baixa renda com até 80% de desconto.

A Condor também doou 40 mil escovas para o programa “Adotei um Sorriso”, da Fundação Abrinq, que tem o objetivo de viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal para crianças e adolescentes de organizações sociais parceiras.

Já o Programa de Voluntariado Condor incentiva os colaboradores a praticarem a solidariedade. Somente no primeiro semestre deste ano, eles ajudaram 300 crianças e adolescentes com arrecadação, doações e ações de incentivos educacionais na comunidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina.

A Condor apoia o Programa Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel com o objetivo de transformar histórias femininas por meio da profissionalização. A primeira turma piloto irá capacitar 16 mulheres da comunidade de Paraisópolis como pintoras decorativas profissionais.

Meio ambiente

Referência em sustentabilidade, a Condor faz a captação da água da chuva que corre pelas telhas dos prédios da fábrica para reuso. Em 2021, o volume captado foi de 1.070.000 litros. Além disso, a unidade fabril possui uma Central de Gerenciamento de Resíduos, onde mais de 70% dos rejeitos coletados são reciclados externamente e reaproveitados internamente. A companhia também conta com o sistema de tratamento de efluentes com retorno tratado para utilização no processo de fabricação.

Em relação à reciclagem, a Condor reutilizou, desde 2018, cerca de 29 toneladas de matéria-prima para a fabricação de kits sustentáveis de pintura, criados com plástico pós-consumo. A empresa adquire ainda mais de 190 toneladas por mês de PET processado, oriundo de garrafas usadas que são tiradas da natureza.

Sair da versão mobile