Blog

ems-divulgacao

Iniciativas realizadas no mês da Consciência Negra homenagearão a jornalista Gloria Maria, que morreu em fevereiro deste ano

A jornalista Glória Maria, primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, será a grande homenageada da edição de 2023 do Troféu Raça Negra, considerado o “Oscar” da Comunidade Negra. O evento ocorrerá na noite de 20 de novembro, na Sala São Paulo. A jornalista, que morreu em fevereiro deste ano, aos 73 anos, também foi escolhida como patrona da 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – Flinksampa 2023, evento que ocorrerá em 18 e 19 de novembro no Campus da Universidade Zumbi dos Palmares. As duas iniciativas contam com patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico do Brasil.

Comemorado no Dia da Consciência Negra, o Troféu Raça Negra é destinado a personalidades negras e não-negras que militam em prol da igualdade racial por meio de ações afirmativas ou cuja biografia é exemplo de sucesso dentro dessa perspectiva. O prêmio, entregue pela Universidade Zumbi dos Palmares e Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural, é dirigido pelo ator e diretor Eduardo Acaiabe, com direção musical do renomado produtor Kastrup – premiado com o Latin Grammy Award/Best MPB pelo álbum com Elza Soares em 2016. A cerimônia de entrega da 21ª edição do Troféu Raça Negra contará com a presença de autoridades, artistas, ativistas, escritores e empresários engajados na causa da igualdade.

O FlinkSampa está em sua 11ª edição e será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, como parte da Virada da Consciência. Organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, tem como objetivo valorizar a literatura, descobrir talentos, dar oportunidade aos escritores negros, aos que tratam das questões raciais e aos jovens talentos, por meio de lançamentos e venda de livros. Além das editoras exporem os livros durante a Festa, afroempreendedores farão a exposição e venda de produtos. O evento contará ainda com atividades culturais, como palestras e debates para professores e estudantes.

“A EMS apoia o Troféu Raça Negra e a FlinkSampa desde 2016. Temos orgulho de incentivar iniciativas como essas que prestam homenagem a grandes personalidades negras e não-negras e que valorizam a literatura. São iniciativas que contribuem para a luta contra o racismo e que celebram a diversidade. A EMS entende a importância deste debate e valoriza ações em prol da inclusão e do respeito à diversidade e diferenças”, ressalta Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.

Gloria Maria foi a primeira repórter negra da TV brasileira; a primeira repórter negra a aparecer ao vivo em transmissão; a primeira mulher a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional e a primeira negra a apresentar o “Fantástico”, entre outras conquistas.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia