Ícone do site Marcas Mais

Época NEGÓCIOS 360º elege Suzano a Empresa do Ano

Em sua 12ª edição, o anuário também apontou as melhores companhias do Brasil em seis desafios e 24 setores. A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira (25/9), em São Paulo

A Suzano foi a grande vencedora da 12ª edição do anuário Época NEGÓCIOS 360º. O prêmio foi anunciado durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (25), na Villa Vérico, na capital paulista, diante de uma plateia formada por CEOs e executivos das maiores empresas do país.

O anuário 360º avaliou 410 empresas com faturamento de ao menos R$250 milhões em 2022. Além da Empresa do Ano, também foram escolhidas as melhores companhias em 24 setores e nos 6 principais desafios que se impõem às organizações: inovação, visão de futuro, ESG/socioambiental, ESG/governança, pessoas e desempenho financeiro. Coube à Fundação Dom Cabral, parceira de Época NEGÓCIOS no anuário, formular a metodologia.

Além de ser eleita a Empresa do Ano, a Suzano também foi a Campeã de Papel e Celulose (pela terceira vez seguida) e vencedora no desafio Desempenho Financeiro. Maior fabricante de celulose do mundo, a Suzano foi a primeira a produzir papel branco com 100% de fibras de eucalipto em escala industrial, na cidade onde instalou sua primeira fábrica – Suzano, região metropolitana de São Paulo, de onde vem seu nome.

Hoje, além de produzir celulose e papel, também extrai do eucalipto a lignina, uma substância geradora de energia limpa, que substitui matérias-primas de origem fóssil. Foi uma inovação turbinada pela compra da Fibria, em 2019. De olho em avanços tecnológicos, a empresa criou em 2022 a Suzano Ventures. Com ela, apoia startups em áreas de seu interesse, como o reflorestamento e a produção de energia.

“Eu queria agradecer a revista Época NEGÓCIOS por estar nos concedendo esse prêmio”, disse Walter Schalka, CEO da companhia, em vídeo exibido durante a premiação. “E queria dizer para vocês que a Suzano continua com seus 40.000 colaboradores, construindo uma sociedade melhor, mais digna e mais justa. Nós acreditamos que é possível criar valor e compartilhar valor com todos os stakeholders, com fornecedores, com clientes, colaboradores e investidores.”

Graças à excepcional geração de caixa de 2022, a Suzano iniciou em maio uma recompra de ações que, isoladamente, representou uma remuneração aos acionistas de R$ 2,8 bilhões. O programa de recompra se encerrou em julho de 2023. Ainda em 2022, foram adquiridos ativos da norte-americana Kimberly-Clark, uma ampliação do segmento de tissues (papéis para higiene pessoal), operação concluída em 2023. A Suzano também finalizou a construção do berço e do terminal do Porto de Itaqui, no Maranhão, uma obra importante para a região, pois o uso não será exclusivo da Suzano. 

Premiação

Quem abriu a cerimônia foi Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor Econômico. Na sequência, foi realizado um painel sobre Inovação e Organizações Exponenciais, com a participação virtual de Salim Ismail, chairman da Openexo, conselheiro da XPrize Foundation e cofundador da Singularity University, e Peter Diamandis, fundador e presidente executivo da XPrize Foundation e cofundador da Singularity University.

A mediação ficou a cargo de Francisco Milagres, fundador da Mirach Ventures e especialista em inovação e crescimento exponencial. Em discussão, a melhor maneira de conduzir o negócio em um cenário de rápida expansão, e as estratégias mais confiáveis para aproveitar todo o potencial exponencial dos negócios, sem deixar de lado o compromisso com a ética, a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Após o painel, foi dado o início à premiação das companhias com melhor desempenho na pesquisa Época NEGÓCIOS 360º em 2023. Além da Empresa do Ano, receberam os troféus as melhores em 24 setores e as vencedoras de cada desafio: Suzano (Desempenho Financeiro), B3 (ESG Governança), Stefanini (Inovação), Bo Paper (Pessoas), CBMM (Visão de Futuro) e Gerdau (ESG/Socioambiental).

No anuário Época NEGÓCIOS 360º, o ranking das melhores empresas é acompanhado por um balanço com as 500 maiores companhias do Brasil por receita líquida, os 100 maiores bancos por ativos totais, as 50 maiores seguradoras por prêmios emitidos líquidos e as 100 maiores companhias abertas por valor de mercado. O anuário completo estará disponível no dia 5 de outubro, no Globo Mais, e no dia 11 de outubro, nas bancas.

Sair da versão mobile