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Estudo da Publicis Brasil revela impactos digitais e de audiência no primeiro dia de evento, além de investimento das marcas

A Publicis Brasil analisou os principais dados sobre audiência, impacto digital e investimento das marcas na Copa do Mundo. O estudo foi liderado pelo Brainlab, célula de dados e inteligência da agência, que unifica tecnologia, expertise técnico e criatividade. 

Entre os principais números relevados estão os de alcance digital. A estreia da Copa do Mundo registrou mais de 4,2 milhões de conversas, ficando nos Trending Topics do Twitter Brasil por mais de 8 horas.

O time do Equador, que venceu o Qatar por 2 x 0, foi citado mais de 550 mil vezes. Já Valencia, autor de ambos os gols, foi mencionado mais de 350 mil vezes.  A hashtag #QatarWorldCup2022 obteve mais de 200 mil menções no Brasil. Além disso, as interações mais engajadas que antecederam o início do evento, estavam relacionadas à escalação do time. A presença de Daniel Alves e a ausência de Gabigol gerou discussões entre os usuários.  Por fim, a palavra Catar obteve mais de 3 milhões de menções na análise dos Trending Topics global.

O estudo também trouxe dados sobre os anunciantes. A Copa do Qatar já teve investimento 14 vezes maior que a edição na Rússia em 2018. O TikTok, cliente de mídia da Publicis, faz parte do grupo de Patrocinadores na Transmissão da TV Globo. Também tem o grupo de patrocinadores da CBF e Fifa.

O Brasil também aparece na lista de países com maior afinidade sobre o tema, fazendo buscas por diversos assuntos relacionados, por exemplo:  Copa do Mundo 2022, horário de abertura e jogos, resultados e transmissão ao vivo. Essas e outras buscas tiveram um crescimento de até 1900% no Google.

Entre os temas que ficaram em destaque no primeiro dia e evento estão a abertura, principalmente por conta da atração que ficou por conta do Jungkook. Membro de um famoso grupo de K-pop, o BTS, fez história ao ser o primeiro integrante desse estilo musical a se apresentar em uma cerimônia de abertura de Copa do Mundo. Inclusão e diversidade também geraram forte movimentação no digital. Acompanhado por um discurso do Morgan Freeman, o tema fez parte do discurso da cerimônia de abertura. O que gerou discussões polêmicas, já que o Qatar é conhecido por suas leis severas e violações aos direitos humanos. Além disso, a derrota do Qatar também foi destaque. Foi a primeira vez que um anfitrião perdeu um jogo de abertura da Copa do Mundo.

Thiago Cassemiro, Head de Dados da Publicis Brasil, diz que esse tipo de análise é crucial para avaliar a estratégia das marcas atendidas. “Para desenvolver campanhas efetivas, é preciso de inteligência. O Brainlab permeia a cultura data driven no processo completo dos projetos, desde a concepção da estratégia até a mensuração de resultados de comunicação e negócio dos nossos clientes. Esse tipo de estudo é um exemplo sobre a importância de as marcas contarem com um parceiro estratégico, que saiba ler os dados e analisar todas as possibilidades, pois dados sem inteligência não têm valor”, diz. 

Para Edney Gomes, líder da área de pesquisa e Insights, o monitoramento ágil da Copa do mundo, combinando os dados das transmissões com a repercussão nas mídias sociais, permite aos times de conteúdo e criação da agência identificarem oportunidades de atuação dentro do contexto e timing pertinentes. “Durante todo o evento teremos monitoramento diário dos índices de audiência e repercussão no digital para que nossos times e clientes tenham um completo entendimento não só sob a ótica esportiva, mas também cultural e social, que estão sob holofotes nessa edição da copa”, finaliza.

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