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eureciclo promove conscientização e educação ambiental na APAS Show

No maior evento de alimentos e bebidas das Américas, a eureciclo aposta na mudança de comportamento do consumidor brasileiro e das marcas para aumentar as taxas de reciclagem no país

Para incentivar as marcas e os consumidores a adotarem escolhas mais conscientes, a eureciclo, maior operadora de logística reversa do Brasil, participa pela primeira vez como expositora da APAS Show 2023. Na sua estreia no maior evento supermercadista do mundo, a startup reforça o conceito de sustentabilidade em cada detalhe, começando pelo estande, que simboliza o cenário da reciclagem no Brasil.

“Além das iluminações em led, o nosso estande é composto por pilares vazados preenchidos de recicláveis, que são uma representação física do resíduo gerado por um brasileiro versus a quantidade que de fato é reciclada. O projeto foi pensado para trazer reflexão sobre a reciclagem para as empresas e consumidores e priorizou materiais recicláveis e/ou reaproveitados e terá a destinação correta de seus resíduos”, explica Camila Bós Vidal, head de Marketing da eureciclo.

Em 2022, foram produzidos no Brasil mais de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Trata-se de um peso equivalente a mais de 70 mil estátuas do Cristo Redentor. Apesar de cerca de 30% dos resíduos serem de material reciclável (plástico, papel, metais e vidros), uma parcela mínima, entre 3% e 5%, é reciclada.

Para aumentar as taxas de reciclagem no país, a eureciclo aposta na mudança de comportamento do consumidor brasileiro e maior conscientização das marcas. E o cenário é promissor nos últimos anos, pois muitas empresas têm investido mais em práticas ESG. Em 2017, por exemplo, a eureciclo tinha 137 clientes. Atualmente, o número está em mais de 7 mil parceiras. Muitas delas, inclusive, estão na APAS Show. Destaque para as companhias do segmento de Alimentos e Bebidas, que foram responsáveis pela compensação ambiental de mais de 256 mil toneladas de resíduos desde 2016.

E para informar os mais de 120 mil visitantes da maior feira de alimentos e bebidas das Américas sobre o investimento financeiro na cadeia de reciclagem, assim como a garantia de que um volume proporcional realmente foi reciclado, as companhias utilizam o selo eureciclo, um atributo de comunicação que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo por meio de compensação ambiental. Com ele, o consumidor tem a certeza de que as empresas investem no desenvolvimento da reciclagem, além de cumprir a legislação.

Como identificar e entender o selo eureciclo nas embalagens?

Atualmente há três tipos, que podem ser facilmente identificados por um sorriso:

  • 22%: informa e garante que a marca investe na cadeia de reciclagem e promove a reciclagem de 22% da quantidade de embalagens, valor mínimo exigido pela legislação, reduzindo seu impacto no meio ambiente;
     
  • 100%: informa e garante que a marca vai além da obrigação legal e compensa toda a emissão de embalagens, anulando o impacto da sua atuação na natureza.
     
  • 200%: informa e garante que a marca atua com ação regenerativa, ou seja, encaminha para a reciclagem o dobro da massa de suas embalagens, gerando impacto positivo. Para este caso, cada embalagem comercializada resulta em duas iguais recicladas.
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