Em 2023, Roca Brasil Cerámica acrescenta as medidas 1,60 x 1,60 m e 1,60 x 3,20 m, expandindo a série de SuperFormatos para projetos com escalas mais robustas, incluindo o segmento de alta movelaria
Pioneira na produção de lastras e lâminas Superformatos no Brasil, com tecnologia adquirida em 2016 e produção do formato 1,20 x 1,20 m em 2018, a Roca Brasil Cerámica, pertencente ao Grupo Mexicano LAMOSA e à frente das marcas Roca Cerámica e Incepa, mais uma vez movimentará a Expo Revestir 2023 com a apresentação de importantes lançamentos, que aliam inovação, altíssima tecnologia e foco no futuro. Além das aclamadas versões 1,20 x 1,20 m, 1 x 2 m e 1,20 x 2,50 m (com apenas 7 mm de espessura), que já fazem grande sucesso, a empresa surpreende novamente ao revelar os novos tamanhos 1,60 x 1,60 m e 1,60 x 3,20 m (também com espessura slim 7 mm), resultado de estudos de demandas do mercado, idealizados para equacionar questões importantes em projetos.
Os enormes avanços são resultados do constante investimento em tecnologias de ponta, especialmente no sistema de compactação. Em 2016, a empresa – com parque fabril na cidade de Campo Largo (PR) – foi a primeira, na América Latina, a possuir a Contínua+, supercompactadora que permite a criação de peças com amplas dimensões e impressionantes texturas. Em 2022, também anunciou o aporte do Grupo LAMOSA, na ordem de R$ 220 milhões, que se efetivou na compra de outra unidade da Contínua+, alçando a Roca Brasil Cerámica ao posto de primeira empresa da América Latina a contar com uma segunda unidade desse tipo de tecnologia – que, atualmente, está em fase de implantação e deve ter sua operação efetivada no próximo mês de maio.
Em razão de todo o desenvolvimento tecnológico, que consagra essa etapa tão importante, foi necessária a expansão de sua estrutura industrial. Com a construção de uma terceira fábrica, anexada próxima as demais já existentes, a Roca Brasil Cerámica passa contar com uma capacidade produtiva de 250.000 m²/ano, bem como uma remodelação em áreas primordiais como a expedição e a logística. “Por meio do conhecimento tecnológico e as soluções que desenvolvemos ao longo desses anos, era essencial acrescentar essa robustez em nossa operação como um todo. É por isso que a linha produtiva com a nova Contínua+ é acompanhada por otimizações que impactarão, absolutamente, os nossos negócios e aos clientes”, explica Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.
Novidades na Expo Revestir 2023
Durante a feira que movimenta profissionais e empresários de todo país, a Roca Brasil Cerámica revelará ao mercado um total de 16 produtos com 1,60 x 1,60 m e outros 14 modelos com 1,60 x 3,20 m, pela marca Roca Cerámica. Ademais, a solidez do portfólio de Superformatos não será respaldada apenas pela inserção dessas 30 estreias. A visão para a companhia em 2023 também está relacionada a chegada dos grandes formatos também para a marca Incepa, com a anexação de peças de 1,20 x 1,20 m e 1,20 x 2,50 m, que somam mais de 20 produtos – e ainda estarão relacionados mais oito itens de 0,60 x 1,20 m.
“Mais uma vez, sentimos um imenso orgulho em apresentar o que há de mais inovador no mercado em matéria de porcelanatos em formatos diferenciados, valorizando também a integração dos Superformatos com peças de complementos. Há 7 anos, exercemos um papel revolucionário, o de introduzir esses produtos pela primeira vez tanto para o público final, quanto para os profissionais de arquitetura e construção no Brasil, que abraçaram as vantagens de se trabalhar com lâminas contínuas, produzidas com a máxima qualidade, para a maior eficiência das obras. Hoje, com os brasileiros cada vez mais maduros e exigentes, é hora de abrir novas frentes e, surpreender novamente”, enfatiza o Managing Director.
Ainda de acordo com ele, o entendimento do mercado brasileiro no que diz respeito a aceitação dos Superformatos foi além das expectativas mais otimistas da Roca Brasil Cerámica. A maneira como os consumidores enxergaram a versatilidade dos produtos alçou o Brasil na posição de líder em tecnologia dentro desse nicho e, na comparação com o consumo, estamos alinhados com a Itália. “Globalmente, o mercado italiano sempre foi o número 1 no emprego das lastras na arquitetura de interiores, mas agora podemos nos orgulhar por termos alcançado esse avanço”, explica Wuaden.
Mineral LAB
Ainda no pacote de avanços da empresa para 2023, alguns dos lançamentos enfatizam as linhas com impressão em textura mineral (Mineral LAB), tecnologia que inova não apenas em design, mas também em processo, graças ao uso dos equipamentos com tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing). A novidade foi apresentada ao público no início de 2022 e reúne a alquimia de minerais nobres e o resgate à ancestralidade.
Com a ajuda do Mineral Lab foi possível criar revestimentos com relevo que impressionam e conferem ao produto efeitos em três dimensões. É o resultado de uma granilha composta por diversos minerais nobres com origem da Itália – prestigiado centro de referência e aperfeiçoamento desse segmento industrial — que são aplicados na superfície dos porcelanatos e respondem à temperatura quente quando as placas são queimadas. Essa tecnologia se integra ao processo de produção de lastras na supercompactadora Contínua+.
Expectativas da Roca Brasil Cerámica para 2023
Com vistas ao futuro e a segurança de um planejamento engendrado para os próximos cinco anos, a empresa define-se com posicionamento otimista em 2023 em função do grande número de lançamentos que se soma à tecnologia empregada no portfólio de Superformatos e acabamentos, tanto espera um crescimento de 30% nessa área, na comparação com 2022, e um alta de 14% em todo o volume comercializado pela empresa em 2023.