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Para encerrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Facebook realizou um Fashion Show para lançar coleção de roupas co-criadas em Grupos da plataforma, em projeto criado pela AlmapBBDO

No dia 28 de junho, data que marca oficialmente o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, o Facebook realizou uma Live especial que revelou todas as peças da uma coleção de roupas criadas a partir das descobertas feitas nos Grupos do Facebook. Contando com performance especial da Pabllo Vittar e presença de artistas, creators, bailarinos e modelos do universo LGBTQIAP+, o evento foi exibido por meio de uma Live na plataforma do Facebook.

Já a edição completa do Fashion Show poderá ser conferida a partir do dia 07 de julho, na página oficial do Facebook Brasil. 

Com duração de quase 10 minutos, o Fashion Show, produzido pela Iconoclast em colaboração com a Haute e que faz parte do projeto criado pelo Facebook em parceria com a AlmapBBDO, foi dividido em três atos, cada um trazendo uma temática importante para a comunidade LGBTQIAP+, sendo eles: normatividade x libertação; amor ao próprio corpo em todas as suas nuances, formas e posturas; e emancipação. Durante o evento, foi também possível conferir versões inéditas das músicas da Pabllo Vittar, produzidas exclusivamente para o Fashion Show.

“Partindo de Pride, desenvolvemos nosso projeto através de metáforas visuais das vivências e das descobertas de ser LGBTQIAP+, suas frustrações e subversões, mas também momentos de emancipação, liberdade e resiliência. Dividindo o conteúdo em 3 atos, cada qual com uma alegoria estática e simbólica”, explica Nídia Aranha, Diretora da Iconoclast.

Os temas abordados foram resultados de uma pesquisa realizada dentro dos Grupos do Facebook que também ajudaram com insights para a criação das peças da coleção, sendo eles: Estudos Queer, Assexuais, Filhos do Arco-Íris – Grupo de Apoio aos LGBT+ e Domínio Drag. Tudo isso com a participação especial do influenciador John Drops. 

A coleção, desenvolvida pela Another Place, envolve calças, jaquetas e vestidos, entre outras peças. Todas cheias de glamour e poder com detalhes, brilhos e cores que vão além das presentes no arco-íris. A criação de todas elas foi inspirada em direcionais gerados dentro dos Grupos do Facebook. As peças foram vendidas durante a live por um valor simbólico, que será doado para ONGs parceiras da Meta.

Segundo Diego de Oliveira, head de Marketing do Facebook na Meta, ”a criação desta coleção pelos Grupos do Facebook foi uma jornada de descobertas incrível, na qual elementos essenciais como ir além das cores da bandeira, valorizar o movimento de dança e ser mais inclusivo possível para vários corpos vieram como inspiração. Nós buscamos fazer essa celebração a partir do poder criativo e coletivo da interseccionalidade, valorizando muitas identidades, desde as pessoas que modelaram, pessoas que atuaram como bailarinas, creators e todos outros profissionais envolvidos no processo”. 

Já para Roma Joana, Head de Craft AlmapBBDO, “a moda e o audiovisual são ferramentas globais de construção de narrativas e identidades. Na maioria das vezes, quando uma marca quer conversar com o público LGBTQIAP+, normalmente a representação da comunidade acaba sendo estereotipada. Para além do óbvio, a Pride Collection parte das vozes das identidades LGBTQIAP+ para permitir não só o acesso a outras imagens de corpos, mas outras histórias. Mais do que uma coleção, é uma celebração à diversidade e a contemplar a beleza de cada um”. 

Além dos convidados, o sucesso da Facebook Pride Collection se deu ao trabalho de mais de 350 profissionais da AlmapBBDO, Iconoclast, Facebook, Haute, Dia Estúdio e ANP.

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