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FARFETCH lança terceiro relatório anual de tendências de luxo consciente

  • Estudo mostra taxa de conversão 10% maior para produtos Conscientes no marketplace da FARFETCH em comparação com produtos não Conscientes 
  • Pesquisas por termos de produtos conscientes na FARFETCH crescem 78% em relação ao ano anterior (ano após ano)
  • Iniciativas de moda circular ganham força à medida que os consumidores adotam serviços de revenda, doação e reparo 

A FARFETCH, principal plataforma global para a indústria de luxo, publica hoje a edição 2023 de seu Conscious Luxury Trend Report. O terceiro relatório anual analisa como os consumidores estão comprando de forma mais responsável e revela as oportunidades e inovações significativas no cenário de sustentabilidade da indústria do luxo. 

O relatório destaca os principais players, inovações emergentes e insights orientados por dados que ajudam a impulsionar mudanças positivas e avanço no setor da moda, além de lançar luz sobre as preferências e considerações dos clientes de beleza. O documento funciona, portanto, como um recurso valioso entre as várias ferramentas e suporte que a FARFETCH oferece a seus parceiros para auxiliá-los em sua jornada de sustentabilidade. 

As principais conclusões do Conscious Luxury Trend Report 2023 incluem:

A demanda global por produtos Conscientes continuou a aumentar, oferecendo às marcas oportunidades lucrativas em regiões de alto potencial e alto crescimento. 

  • Taxa de conversão 10% maior para produtos Conscientes no marketplace da FARFETCH em comparação com produtos não Conscientes. 
  • Em 2022, 27% dos clientes da FARFETCH compraram pelo menos um produto Consciente, um aumento significativo contra os 16% de 2021.
  • As vendas conscientes cresceram 16 pontos percentuais mais rápido do que as vendas gerais no marketplace. 
  • Os Estados Unidos lideram em termos de número de produtos Conscientes vendidos e vendas de produtos second hand. 
  • Kuwait e China têm a maior proporção conjunta de vendas conscientes, respondendo por 17% do GMV.
  • Os Emirados Árabes Unidos tiveram o maior crescimento nas vendas de produtos usados, com um aumento anual de 246% no GMV.

Os consumidores estão buscando proativamente por produtos Conscientes e há um alinhamento significativo entre clientes de beleza e moda em sua busca por atributos Conscientes.

  • +78% de aumento anual para termos de pesquisa relacionados à categoria Conscious.
  • ‘Linho’, ‘Vegano’ e ‘Orgânico’ foram os principais termos de pesquisa relacionados à categoria Consciente para moda no marketplace em 2022.
  • Da mesma forma, para produtos de beleza, os principais termos de pesquisa Consciente em 2022 foram ‘Vegano’, ‘Limpo’ e ‘Orgânico’.

Os produtos pre-owned ​​estão atraindo e retendo consumidores de alto valor. Autenticidade é a principal preocupação do consumidor ao comprar um item previamente usado. 

  • 34% dos entrevistados relataram a compra de um item usado ou vintage em 2022, um aumento significativo contra os 20% de 2021.
  • Os Private Clients representaram 53% do mix de GMV para pre-owned ​​em 2022, acima dos 31% em 2021.
  • O preço médio de venda (ASP) dos artigos usados ​​adquiridos por Private Clients em 2022 foi de $4.626 (+41% ano após ano). Este ASP é quase o dobro da média da categoria.
  • 78% dos clientes consideram a autenticidade certificada “extremamente importante” ou “muito importante” ao comprar produtos usados. 

As iniciativas circulares que prolongam a vida útil dos itens de moda continuam crescendo em popularidade, com quase metade dos clientes da FARFETCH participando da revenda em 2022. Essas iniciativas também demonstraram seu valor como ferramentas de aquisição eficazes.

  • 46% dos clientes da FARFETCH venderam um item de moda em 2022, em comparação com 22% que começaram a vender em 2021.
  • A porcentagem de clientes da FARFETCH que doaram um item de moda usado aumentou de 20% em 2021 para 39% em 2022.
  • O número de clientes da FARFETCH que consertaram um item de moda aumentou de 13% em 2021 para 34% em 2022.

O surgimento de tecnologias e soluções inovadoras oferece às marcas diversas oportunidades para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

  • Os dados do mercado FARFETCH destacam a eficácia da tecnologia Virtual Try-On (VTO) em melhorar a satisfação do cliente e reduzir as devoluções. Ele revela uma redução de 13% nas taxas de devolução de calçados e de 14% de redução de bolsas quando os clientes usam o VTO, em comparação com quando o VTO não é usado.

Thomas Berry, diretor sênior de negócios sustentáveis ​​da FARFETCH, disse: “Na FARFETCH, estamos comprometidos com a promoção de mudanças positivas na indústria do luxo. O relatório de tendências conscientes de luxo deste ano mostra o progresso notável que está sendo feito nesse espaço em todo o setor e as oportunidades significativas para as marcas se alinharem aos valores do consumidor e ajudarem a proporcionar progresso social e ambiental positivo. Ao adotar a sustentabilidade como um imperativo estratégico, as marcas podem não apenas atender à crescente demanda por produtos conscientes e serviços circulares, mas também moldar um futuro mais sustentável e inclusivo para a indústria do luxo”.

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