A instituição adota uma marca mais moderna, inovadora e global, reforçando a sua constante evolução e conexão com os desafios das pessoas, das organizações e da sociedade
Prestes a completar 50 anos, a Fundação Dom Cabral (FDC), reconhecida como uma das dez melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking de educação executiva do Financial Times 2024, apresenta a sua nova estratégia de branding, conectada ao objetivo de acelerar as transformações que produzem resultados positivos por meio de uma visão de multi perspectivas e da co-construção. O trabalho foi conduzido junto à consultoria global de branding da WPP, a Design Bridge and Partners.
Com origem mineira e atuação consolidada no Brasil e no exterior, a FDC segue expandindo sua presença, incluindo a abertura de um novo campus exclusivo em São Paulo, localizado na Vila Olímpia. “Somos uma escola de negócios com padrões internacionais que integra educação executiva, acadêmica e social. Usamos a educação como ferramenta para construir o futuro que queremos viver, desenvolvendo líderes capazes de promover a transformação necessária para o progresso sustentável de pessoas, das organizações e da sociedade”, afirma Daniel Aguado, diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da FDC.
Segundo Aguado, o propósito de “impulsionar a construção conjunta de futuros positivos” exige uma abordagem inspiradora, acessível e inovadora de aprendizagem, que seja capaz de conectar, de forma exponencial, pessoas de diferentes repertórios e formar líderes realmente aptos para interpretar cenários desafiadores e propor soluções alinhadas às demandas locais e mundiais.
O trabalho incluiu uma série de análises e a condução de entrevistas aprofundadas com todos os parceiros e públicos da Fundação Dom Cabral. O processo priorizou traduzir o ecossistema vivo da escola em um posicionamento proprietário e em uma linguagem que sintetize a essência da FDC: uma escola para quem quer liderar no hoje, futuros positivos.
Marcelo Bicudo, CEO da Design Bridge and Partners no Brasil, reforçou que “nossa crença global é que marcas que movem pessoas movem o mundo. Foi exatamente isso que fizemos para e com a FDC. Formar protagonistas da construção de um futuro positivo é uma ambição legítima e desejável – e a marca já entrega isso há muito tempo. Com o novo posicionamento e identidade, sua potência se torna ainda mais sólida e inspiradora”, afirma.

Nova Identidade Visual
A nova identidade visual expressa o “impulsionar” da construção conjunta através da soma das lentes que formam a experiência da FDC: a educação executiva, acadêmica e social. A personalidade da marca, Catalisadora Visionária, norteia as expressões visuais. A Excelência com toque provocativo: permeia o equilíbrio de ser clássica e moderna, com olhar de trazer expressões diferenciadoras no contexto do mercado de educação. Sempre mantendo a sofisticação, sem ser arrogante. E o Dinamismo: uma marca que narra movimentos e transformações, expressões ativas. Nunca inerte, fria ou dura.
O logo é a união das lentes FDC, equilibrando uma abordagem que permeia entre o Clássico e Moderno. As serifas que conectam ao universo do conhecimento e saber, combinando com a geometria e curvas limpas de uma marca moderna e dinâmica. As transições de espessuras geram os contrastes que expressam os impulsos da marca.
O roxo semanticamente traz associação ao conhecimento, à criatividade, com toque de sofisticação. Uma cor que traz distintividade num mercado que é tomado pelo vermelho da tradição e o azul da racionalidade. A luminosidade do lilás soma a percepção do que é moderno; com o laranja que traz a nuance de humanização.
As elipses, lentes da FDC, são bases para expressões gráficas da identidade visual, do logo aos grafismos. Com elas criam-se expressões de movimentos, uma marca dinâmica que promove o impulso de construir futuros positivos. Um sistema de identidade versátil para abranger as diversas frentes de educação presentes na FDC com consistência, inspirando não apenas o novo momento, mas o futuro da própria Instituição.