Ícone do site Marcas Mais

Três lições aprendidas com o lançamento da Fenty Beauty

Três lições aprendidas com o lançamento da Fenty Beauty

Três lições aprendidas com o lançamento da Fenty Beauty

Em 2017, a Fenty Beauty ou “a marca da cantora Rihanna” escancarou a importância do marketing inclusivo, com uma proposta que revolucionou o mercado de beleza. 

A marca Fenty Beauty se tornou o maior lançamento de uma marca de beleza na história do YouTube, conquistou grande sucesso comercial e foi considerada uma das melhores novidades de 2017 pela revista Time.

Sandy Saputo, Diretora de Marketing da Kendo Brands (que inclui a Fenty Beauty), compartilhou os bastidores do lançamento, com o Think With Google no qual vou compartilhar abaixo. 

Três lições aprendidas com o lançamento

Beleza Para Todos

Desde o começo, a cantora Rihanna, defendeu a ideia de que ninguém deveria ficar de fora. Sua visão de “Beleza Para Todos” se transformou em uma missão.

O lançamento da Fenty Beauty contou com 40 tonalidades de base, e hoje a marca já possui 50, sendo a marca de beleza pioneira que realmente abrangesse todos, da pele mais clara até a mais escura. Isso permitiu que muitas mulheres se identificassem com a marca, sentindo-se incluídas.

Valores comandando o processo

Rihanna desejava que sua marca fosse disponibilizada para as mulheres do mundo todo, simultaneamente. O lançamento da marca foi feito em 17 países no mesmo dia e na mesma hora (independentemente dos fusos horários), com uma estratégia de marketing totalmente omnichannel. Já a distribuição foi disponibilizada para 137 países.

As reações dos consumidores e do mercado com o lançamento da marca surpreenderam os gestores. Filas se formaram do lado de fora das pontos de venda. Centenas de pessoas postaram selfies usando produtos da Fenty Beauty. As vendas diretas superaram as estimativas, deixando até o site fora do ar, devido ao enorme tráfego.

Mais ação, menos discurso

Depois do lançamento, sites de moda começaram adotar o termo “Efeito Fenty” evidenciando que a marca gerou um efeito que mudou a industria da beleza. 

Fenty nunca usou a palavra “inclusivo” em sua comunicação, mas “inclusivo” foi como a imprensa e consumidores a chamou. O marketing, as mídias sociais e o time criativo priorizam e se envolvem nessa conversa diária formando a comunidade Fenty Beauty.

“A melhor maneira é compartilhar histórias autênticas que tenham raízes na cultura dos seus consumidores e que sejam capazes de emocioná-los.” Sandy Saputo, Diretora de Marketing da Kendo Brands. 

Gostou da matéria? Clique aqui e fale comigo. Abraço, Zeh 🤓

Sair da versão mobile