Ícone do site Marcas Mais

Festival Negritudes chega no Rio de Janeiro

.  Primeira edição do evento na cidade, no dia 17 de maio, terá transmissão ao vivo, gratuita e aberta para não assinantes no Globoplay e Globoplay Internacional y

.  Além do Rio, Salvador e São Paulo também receberão edições do Festival ao longo do ano, com patrocínio de NIVEA 

Após mobilizar milhares de pessoas em São Paulo, o primeiro Festival Negritudes Globo de 2024 acontece amanhã, 17 de maio, no Rio de Janeiro. A inédita edição carioca vai reunir grandes nomes do audiovisual e da cultura brasileira para celebrar e discutir as narrativas negras, com transmissão gratuita e ao vivo pelo Globoplay: https://globoplay.globo.com/.

O Galpão da Cidadania, na Gamboa, vai receber uma programação composta por seis mesas temáticas; mentorias sobre carreira e projetos voltados a pessoas negras – em parceria com a APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) – e um show de encerramento de Jorge Aragão, além de espaços de convivência e outras atividades. 

Às 10h, o músico MC Estudante, o líder do Negritudes Globo Ronald Pessanha e os jornalistas Alexandre Henderson e Daniella Dias comandam a abertura do Festival. Na sequência, a apresentadora Maju Coutinho conversa com a atriz e apresentadora Regina Cazé, o criador de conteúdo e empresário Hugo Gloss e a médica e apresentadora Thelminha, sobre como histórias individuais têm o potencial de transformar histórias coletivas, abrindo caminhos para outras pessoas negras. 

Sob mediação da jornalista Aline Midjei, a alegria da cultura afro-brasileira é tema da conversa entre a atriz Sheron Menezzes, o fotógrafo Wendy Andrade, a CEO da Inhai Raquel Virginia e o influenciador Julio de Sá. Já a diversidade de linguagens e de plataformas que disseminam conteúdos produzidos por artistas negros é o foco do debate mediado por Kenya Sade com a diretora Luisa Lima, o autor e diretor Elísio Lopes, o pianista Jonathan Ferr e o empresário Kondzilla. 

À tarde, estará de volta ao festival a atriz congolesa, Prudence Kalambay, que esteve na plateia do Festival Negritudes Globo 2023, em São Paulo, e emocionou os presentes ao homenagear os atores Lázaro Ramos e Tais Araújo, inspirações com quem aprendeu a língua portuguesa ao acompanhar as novelas do casal exibidas em Angola. O sonho de conhecê-los foi um dos motivos que a trouxe para o Brasil e, agora, Prudence estará com seus ídolos para falar sobre como histórias negras se conectam e rompem fronteiras.

Rita Batista, a atriz Zezé Motta, o ator Antonio Pitanga e o diretor da Fundação Ford Átila Roque, celebram as ancestralidades negras e seu impacto no audiovisual. As mesas se encerram às 17h30, com o jornalista Alexandre Henderson, o comentarista Milton Cunha, o carnavalesco da Portela André Rodrigues, a cantora Tati Quebra Barraco e o ator Jonathan Azevedo conversando sobre as tradições negras cariocas.

A apresentação da bateria da série ‘Encantado’s’, do Globoplay, e um show exclusivo de Jorge Aragão fecham a primeira edição do Festival Negritudes no Rio de Janeiro.

Para quem acompanha o festival presencialmente, todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e a entrada do público será por ordem de chegada. 

Sair da versão mobile