Blog

negritudes-globo

Liniker, Leci Brandão, Maju Coutinho, Pitel e Péricles foram alguns dos nomes que marcaram presença no evento

Em 2024, mais de 10 mil pessoas acompanharam os debates sobre a potência negra no audiovisual nas três edições do Festival Negritudes Globo, realizadas no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Depois de edições de sucesso no Rio de Janeiro e Salvador, o Festival Negritudes Globo desembarcou hoje, 5 de setembro, no Sesc Pompeia, em São Paulo. O evento reuniu mais de 8,5 mil pessoas, com a alegria como fio condutor da vivência do povo negro e debatendo a presença negra no audiovisual. 

“Realizar mais uma edição do Festival Negritudes, de forma tão grandiosa, é algo emocionante. A enorme quantidade de público presente e de atividades que foram realizadas nos dá muita felicidade. Mostra como havia uma demanda reprimida, de uma população que precisava se reconhecer. Se ver tanto nas telas como por trás das câmeras. E estar em São Paulo, ao lado de tanta gente ilustre, demonstra a relevância do que estamos construindo juntos nessa caminhada”, celebra Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.

Espaço de reflexões, trocas e celebrações, a programação do evento contou com três palcos, 12 painéis de debates, performances teatrais, pocket shows, desfile de moda e batalhas de rimas e de Ballroom, exposição de arte, espaço infantil, Feira Preta e ativações de marcas. Para as conversas e debates realizadas no palco Negritudes, que ficarão disponíveis no Globoplay, participaram personalidades potentes como a escritora Conceição Evaristo, Liniker, Leci Brandão, Péricles, Karol Conka, os jornalistas Márcio Bonfim, Maju Coutinho, Dulcinéia Novaes, os apresentadores Rene Silva, Igão, Thelma Assis, as medalhistas olímpicas, Bia Souza e Lorrane Oliveira. 

Já no palco Ubuntu, as conversas passaram por temas que dialogam com o audiovisual. Assuntos como se manter criativo e aumentar o engajamento nas redes sociais, prêmios e festivais, pesquisa sobre o consumo da população negra, moda e estética serão debatidos por um time de especialistas. 

Para encerrar o dia com um ar de celebração, o palco Afrofuturo recebeu o show “Salgadinho Convida Péricles”, cantando grandes clássicos do samba e do pagode. 

Sorrir é resistência

Sorrir é resistência! Com esse mote de que a alegria é o fio condutor da vivência e resiliência do povo negro, a campanha Negritudes 2024 foi lançada, em primeira mão, durante o Festival Negritudes Globo. A peça mostra a importância de sorrir para o mundo e construir uma sociedade diferente para as novas gerações, garantindo que a alegria é sim a marca desse povo. O filme foi gravado em Salvador, durante a edição do Festival na capital baiana. Participaram do filme alguns talentos e muitas pessoas que marcaram presença no evento.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia